Confira os 7 principais erros na alimentação infantil

Muitos pais de primeira viagem têm medo de cometer erros na alimentação infantil. E com razão: uma dieta balanceada desde cedo é garantia de saúde reforçada e desenvolvimento adequado. Confira a seguir os principais problemas que alguns adultos bem intencionados acabam cometendo.

7 erros na alimentação infantil

1. Dar chá e água para recém-nascidos

O leite materno deve ser o alimento exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Ele contém todos os componentes necessários para nutrir e hidratar a criança. Após esse período, as papinhas podem ser introduzidas no cardápio.

2. Bater sopas

As refeições pastosas demais levam poucas quantidades de fibras e impedem que a criança aprenda a mastigar. Você pode peneirar o caldo e adicionar alguns pedacinhos de alimentos para estimular esse processo. Converse com o pediatra para saber a hora certa de fazer isso.

3. Não temperar os alimentos

Todos os pratos servidos para a criança devem ser gostosos e temperados na medida certa. Invista em opções naturais, como alho, cebola, salsinha e cebolinha. O sal deve ser utilizado em pequenas quantidades.

4. Forçar a alimentação

As refeições não devem ser encaradas como uma obrigação. Os pais precisam identificar os sinais e entender quando a criança está saciada. O exagero na cobrança pode transformar o momento em uma tortura. Criança deve manter horários para os lanches, mas não precisa raspar o prato apenas porque o adulto quer.

5. Comer em frente à TV

Esse é um dos principais erros da alimentação infantil. Quando a criança assiste a algum programa, fica distraída e pode exagerar na quantidade de alimentos que ingere. Portanto, realize as refeições com a TV desligada.

6. Beber durante a refeição

Sucos naturais e água são indispensáveis para manter o bom funcionamento do organismo, mas não devem ser consumidos durante o almoço ou o jantar. As bebidas podem diluir o suco gástrico e dificultar a digestão.

7. Tratar sobremesa como recompensa

Jamais avise para a criança que, ao esvaziar o prato, ela ganhará um doce. Essa atitude pode deixar o pequeno ansioso.

Os segredos da boa alimentação infantil

Os pais precisam ensinar a importância dos alimentos naturais desde cedo. Frutas, verduras e legumes devem ser vistos como aliados da saúde e podem ser adicionados em todas as refeições infantis. Explique para a criança quais são os benefícios do consumo desses itens – sem, é claro, eliminar completamente as guloseimas.

Brigadeiro de biomassa de banana-verde, tortas de bolacha integral e outros doces podem ser boas alternativas de sobremesas. Porém, o pequeno deve encará-las como opções a serem saboreadas em ocasiões especiais.

Croissants, bolos recheados, biscoitos, queijos amarelos, embutidos e cereais açucarados devem dar lugar a frutas, pães integrais, queijos brancos e geleias naturais. Converse com um nutricionista ou pediatra para encontrar as melhores opções para a dieta do seu filhote.

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