Treine em casa: exercícios para fortalecimento muscular

Fitness coah ensina como fortalecer os músculos com uma série simples

iStock, Getty Images

Não é novidade que para se ter uma boa qualidade de vida é necessário manter uma rotina de prática de atividades físicas. E um dos inúmeros benefícios deste hábito é o fortalecimento muscular, já que os músculos exercem um papel essencial no funcionamento do organismo, como movimentação do corpo, estabilização corporal, produção de calor, entre outros.

Ao fortalecer os músculos, você protege os ossos e as articulações, além de melhorar o metabolismo. E a melhor forma de fortificá-lo é com exercícios que trabalham as fibras existentes nos músculos.

Exercícios para fortalecimento muscular

No vídeo desta semana, três exercícios físicos funcionais para o fortalecimento dos músculos.

Esses são bons exercícios também para quem deseja perder gordura, já que movimenta grandes cadeias musculares. Mas para obter os resultados esperados, é preciso fazer de forma regular, além de aliar isso a uma alimentação saudável e balanceada.

Passo a passo exercícios de fortalecimento muscular

Primeiro exercício: Membros inferiores

Agachamento

Estique os braços e deixe as mãos na altura do queixo. Isso irá garantir uma boa postura da coluna vertebral.
Chegando a posição baixa, onde sua coxa fica paralela ao chão, segure por um minuto e retorne à posição inicial.
Faça de duas a três séries com 10 repetições.

Segundo exercício: Membros superiores

Flexão de braços 

Fique de joelhos no chão e mantenha as mãos apoiadas com uma largura um pouco maior do que o ombro.
Em seguida, deite com a coluna ereta”.
Faça de duas a três séries com 10 repetições.

Terceiro exercício: Região abdominal

Abdominal crunch

Deite de barriga para cima, com os pés apoiados no chão e os joelhos flexionados.
Estenda as mãos próximas aos joelhos, mantendo o queixo longe do peito.
Tque os dedos em direção ao joelho e volte com a região no chão.
Faça de duas a três séries com 10 repetições.

À medida que você for se sentindo confortável com os exercícios, poderá aumentar gradativamente o número de séries. Faça de duas a três vezes por semana.

O fitness coach destaca que, se você fizer de forma circuitada, ou seja, sem intervalo entre cada, conseguirá aumentar a intensidade da atividade e assim obter um resultado melhor. “No entanto, isso só é recomendado para quem já tem experiência em praticar atividades físicas”, alerta.

E não se esqueça: É essencial sempre procurar um profissional de educação física ou de saúde para te orientar na melhor escolha da prática da atividade física.

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