Instituto TIM auxilia capacitação de professores para ensino a distância

Curso gratuito na plataforma TIM Tec para produção de vídeos educacionais tem sete aulas com tópicos que vão desde o cenário à publicação dos conteúdos

Nada voltará a ser como antes. Diante do isolamento social no combate à transmissão do novo coronavírus, as formas de consumo de conteúdo, compra, trabalho e interação caminham para se digitalizar de vez. Neste cenário, a consolidação do ensino a distância ganhou força. O TIM Tec, plataforma do Instituto TIM construída com este pilar, oferece cursos gratuitos, livres e a distância sobre diferentes temas. Um deles é o de Produção de Vídeos Educacionais para Web, voltado para profissionais da área.

O boom de educação a distância obriga professores, alunos, colégios, faculdades e cursos a se adaptarem à nova realidade. Ao longo de sete aulas, o curso aborda o processo de aprendizagem humana, associando temas como educação e tecnologia. As videoaulas detalham o quanto a tecnologia está inserida no nosso cotidiano – ainda mais agora – e como ela pode ser útil no processo do ensino.

O conteúdo didático percorre tópicos como equipamentos necessários para a produção de um vídeo, o planejamento a partir de um roteiro, a organização do cenário para a gravação, edição, finalização e publicação de um vídeo. As sete aulas apresentam recursos e softwares disponíveis para o trabalho, com foco nas pessoas que possuem pouca familiaridade com o universo tecnológico.

Com cerca de 30 cursos diferentes, o TIM TEC conta com videoaulas desenvolvidas por especialistas selecionados pelo Instituto TIM a partir de diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Os conteúdos podem ser acessados por qualquer pessoa pelo site cursos.timtec.com.br.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.