Leitura de poemas, contação de histórias e literatura fazem parte da programação 40tena Cultural

Atividades da semana começaram na quarta-feira (22/4) e vão até sábado (25/4) com o tradicional encontro do Clube do Livro

Gabriela Pedrão

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a agenda semanal da sua atividade 40tena Cultural que acontece em suas redes sociais (site, Instagram e Facebook) durante o período de isolamento e distanciamento social. Com programação aberta e gratuita à população de qualquer localidade, as atividades incluem declamações e análises de poemas, contação de histórias e o tradicional Clube do Livro, a partir desta quarta-feira (22). O projeto tem o objetivo de proporcionar uma agenda cultural de qualidade e incentivar as pessoas a permanecerem em casa e evitarem aglomerações.

A primeira atividade aconteceu nesta quarta-feira (22), às 17h, no Instagram da entidade, ao vivo (live), com Ana Luz e Fernando Pinho que declamaram e analisaram poemas de Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo.

Já na sexta-feira (24), a partir das 10h, também no Instagram da Fundação, a contadora de histórias e atriz, Míriam Fontana, trará histórias durante uma live divertida para toda a família. No dia 24  é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a atividade terá interpretação em libras, com Gesiel Santana, tornando a atração acessível para todos os públicos.

Miriam Fontana (Foto: Jair Correia)

No sábado (25) acontece o tradicional encontro do Clube do Livro, com coordenação e mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão, a partir das 16h, na plataforma Zooom (com link disponível no site www.fundacaodolivroeleiturarp.com). O debate irá discutir a obra “Abril Despedaçado”, do escritor albanês Ismail Kadaré. O link para acesso ao grupo de reunião será disponibilizado nas redes sociais da Fundação do Livro, no Instagram e Facebook. “Abril Despedaçado” foi escolhido como uma referência ao próprio mês. A curadora explica que é uma história sobre vingança entre clãs e um código de honra que permite assassinatos – realidade já foi comum na Albânia. “É uma história sobre um povo violento, bem densa e pesada. Trata-se de uma vendeta, uma matança entre duas famílias, que acontece durante um longo tempo. Temos ainda um personagem com o dever de matar uma outra pessoa”, explica. Gabriela Pedrão ainda dá uma dica: “é importante mantermos nosso ritmo de leitura na quarentena, por ser um período difícil, estar recluso não é fácil. E a leitura acaba sendo uma porta para outras experiências e olhares. Viajar sem sair do lugar”, conclui.

Contação de História – Histórias que contam…
Sexta-feira, 24 de abril, a partir das 10h
Onde: 
Instagram @fundacaolivrorp | (ao vivo / live)


Clube do Livro | Obra: Abril Despedaçado”, de Ismail Kadaré

Sábado, 25 de abril, a partir das 16h

Onde: Plataforma de reuniões Zoom (link disponível nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto)