O óleo de cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e antifúngicas. Por causa disso, esse extrato é capaz de eliminar micoses de unha e aliviar dores de dente. E esses são apenas alguns dos benefícios. Confira a seguir uma receita caseira e descubra como utilizar o composto na sua rotina de higiene e beleza.
Benefícios do óleo de cravo
– Trata frieiras e micoses de unha
– Ameniza a tonalidade de manchas na pele
– Alivia dores musculares, no dente, na gengiva e no ouvido
– Diminui as lesões causadas por acnes.
Receita de óleo de cravo-da-índia
Materiais:
– 1 colher de sopa de cravos moídos
– ½ xícara de azeite de oliva
– Tecido de algodão
– Barbante de algodão
– Frasco de vidro
– Papel-alumínio.
Modo de Preparo:
Acomode o cravo moído no meio do tecido de algodão e junte as extremidades do pano com cuidado. Amarre com um barbante e aperte bem. Transfira para um frasco de vidro e preencha com azeite de oliva por cima. Se necessário, use um palito para garantir que o saquinho fique totalmente submerso.
Tampe o frasco com um pedaço de papel-alumínio e feche bem. Vale vedar com mais barbante. Coloque o pote em uma panela com um litro de água. Deixe ferver por 45 minutos. Esse é o tempo necessário para que as propriedades do cravo-da-índia sejam liberadas. Guarde por uma semana em ambiente escuro antes de usar.
Como usar o óleo de cravo-da-índia
Para tratar acne, dilua algumas gotas de óleo de cravo-da-índia em uma pequena quantidade de água. Aplique sobre todo o rosto limpo e deixe agir por dez minutos. Você também pode utilizar o óleo para tratar micoses e frieiras, usando-o diretamente nas áreas afetadas e deixando por alguns minutos. Repita o procedimento diversas vezes ao dia.
O composto é capaz de combater dores de ouvido. Aqueça-o e aplique-o com algodão. Para dores de dente, não é necessário esquentá-lo: basta que ele haja por alguns minutos.
Ainda, beber uma solução de cinco gotas de óleo de cravo-da-índia em um copo de água pode ajudar a combater diarreia. Porém, como qualquer receita caseira, vale ficar atento aos perigos. O extrato natural pode causar alergia, sendo necessário o acompanhamento médico para verificar se essa é uma alternativa segura para o seu caso.
Se você apresentar manchas avermelhadas, coceira e falta de ar após a aplicação ou o consumo do composto, procure ajude especializada imediatamente.