Cogna disponibiliza gratuitamente plataforma de ensino digital para escolas e universidades públicas

 

A Cogna, maior grupo de educação do país, está disponibilizando gratuitamente sua plataforma digital de ensino a escolas e universidades públicas durante a pandemia do novo coronavírus. Em razão do isolamento domiciliar, medida para conter novos casos da Covid-19, houve a necessidade de suspender as aulas presenciais. A iniciativa, portanto, é uma maneira de fazer com que milhões de estudantes da rede pública, de todas as partes do país, continuem a ter uma rotina de atividades pedagógicas.

Para viabilizar um volume tão alto de acessos à plataforma, uma espécie de força-tarefa envolvendo o time de desenvolvedores da Kroton, braço da holding com foco na educação superior, foi montada com o intuito de tornar escalável o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) usado por todas as marcas da companhia nesse segmento (Anhanguera, Fama, Pitágoras, Uniderp, Unopar, Unic e Unime).

O AVA está disponível no site da Aliança Brasileira para Educação, frente de impacto social da Cogna, e pode ser utilizado, inclusive, por colégios particulares. Após o cadastro, o usuário deverá clicar em “Escola”. Para professores, há a opção “Ensinar”, na qual podem criar salas de aulas virtuais. A área destinada aos alunos, por sua vez, é a “Aprender”. Lá, eles encontram uma lista com mais de 140 mil escolas e 270 universidades públicas – a plataforma utiliza a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Basta, então, escolher a instituição de ensino onde estudam para que possam se vincular a ela.

Na Sala de Aula Virtual, o docente consegue inserir vários tipos de conteúdo, como materiais didáticos, videoaulas, arquivos e exercícios relacionados às disciplinas. O que será adicionado fica a critério do profissional, que também poderá participar de fóruns de discussão com a classe ou com a comunidade acadêmica.

Um dos grandes diferenciais da tecnologia é que, além de uma interface amigável, ela facilita a conexão entre estudantes e professores, conferindo mais agilidade ao processo.  “Elaborar a parte de enturmação do aluno e do direcionamento do professor é algo trabalhoso. Então, veio a ideia de desenvolver uma funcionalidade em que o docente pudesse disponibilizar a ‘sala’ que criou on-line para seus alunos das escolas onde leciona. E, por outro lado, o estudante pudesse se vincular à sua escola e classe. A ideia foi fazer um caminho simples para que, mesmo distantes, eles estivessem juntos”, explica Luís Coimbra, Diretor de Tecnologia da Informação da Kroton, um dos idealizadores do projeto.

Outro destaque é a capacidade de centralização da ferramenta. Por meio dela, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de educação poderão monitorar e obter relatórios, em tempo real, do trabalho realizado pelas instituições usu

árias e a performance dos estudantes. O MEC conseguirá visualizar também indicadores de desempenho.

Saiba mais sobre o projeto no canal do YouTube.

Acesso ao ambiente: https://ava.aliancapelaeducacao.com.br

Nosso e-mail: contato@aliancapelaeducacao.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Bem-vindo(a) ao AgoraOn! Notamos que você possui um ad-blocker ativo. Para ter acesso ao conteúdo completo do site, solicitamos que desabilite seu bloqueador de anúncios.