Bate-Papo musical é atração da 40tena Cultural

Eles são amigos, parceiros de palco e de diversos projetos musicais. O violonista e cantor, Alessandro Machado, se encontra nesta quarta-feira (13), a partir das 17h, com as cantoras Fernanda Marx e Alessandra Freire. A live “Histórias e Canções” faz parte da agenda da 40tena cultural promovida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e será transmitida pelo Instagram da instituição:  @fundacaolivrorp.

Alessandro Machado é também compositor, violonista, percussionista, produtor musical e professor de violão e tem em sua trajetória uma história musical herdada de sua família. Ele é neto do maestro Tinim, filho do percussionista Gera Machado e sobrinho do compositor e multi-instrumentista Filó Machado e do guitarrista Carlinhos Machado. Criado numa família de excelentes músicos, Alê, como é conhecido entre amigos, começou sua carreira profissional aos 15 anos, e hoje, com mais de 20 anos de profissão, seu talento se impõe pela qualidade musical.

Em seus trabalhos mais recentes estão a participação em shows com Filó Machado, Arismar do Espírito Santo, Alessandra Freire, Adriana Godoy, Verônica Ferriani, Débora Gurgel, Fernanda Marx, Keila Abeid, entre outros nomes reconhecidos da música popular brasileira.

Em Ribeirão Preto, cidade onde reside e, na região, trabalha em casas noturnas conceituadas e participa das bandas: “Família Machado in Concert” e Paulo Lakimé & Cia”. Também criou o trio “M’ACHADOS” e possui trabalho autoral, que deu origem a este projeto.

Em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o músico não está podendo cumprir sua agenda de eventos e de atividade profissional em bares, o que segundo ele, impacta bastante nas finanças pessoais. Alessandro Machado é também professor e, com a internet e as novas tecnologias que se tornaram obrigatórias neste isolamento e distanciamento sociais, tem criado oportunidades na internet, como também promovendo lives direto de sua casa, com arrecadação de vaquinha virtual ou couvert online e já realizou até ações solidárias em nome de artistas e instituições que precisam de apoio.

Segundo Alessandro, as lives estão o ajudando a ter acesso a um público que, antes ele não tinha. “Eu tenho tido uma experiência muito boa com a quarentena e as lives, porque tenho descoberto um público que, no ao vivo, eu não tinha acesso”. Machado ainda conta “que muitas pessoas estão curtindo suas interpretações e seu trabalho autoral”, explica. E destaca: “muitos participantes das lives são pessoas do sul e de fora do país”. Neste período, ele já teve até contato do exterior para trabalhar como compositor ou, mesmo, como músico.

Já para Fernanda Marx, as lives são alternativas dos músicos não pararem de fazer suas arrecadações, tanto para si próprio quanto a outras instituições. “Eu as vejo como um meio muito inteligente e muito eficaz de fazer a arte não parar”, comenta. Conhecida por sua voz vibrante e projetos ousados, a cantora relata que está aproveitando o tempo livre para estudar e conhecer instrumentistas e cantores que antes não tinha acesso, por falta de tempo.

Na percepção de Alessandra Freire, que completa 10 anos de carreira profissional neste ano e de lançamento do cd Três, as lives estão salvando muita gente da loucura. “Neste momento, elas estão sendo muito importantes, não só para divulgar o trabalho do artista, mas também para deixar as pessoas mais tranquilas, trazendo conforto e paz de espírito”. A cantora ainda enfatiza que “esse contato online com o público está sendo feito assiduamente, desde os artistas aos profissionais de todas as áreas e são encontros muito ricos de conteúdo”, conclui Alessandra.

40tena Cultural

O projeto tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento  e distanciamento socias decretados  em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações.  A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)

Linkedin (fundacaolivrorp),

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

SERVIÇO
40tena Cultural, “Papo de Música: Histórias e Canções”, com Alessandro Machado, Fernanda Marx e Alessandra Freire
Dia:
13/05 (quarta-feira)
Onde: @fundacaolivrorp (Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto)
Horário: 17h