Especialista dá 5 dicas sobre como se preparar para concursos públicos de direito

Coordenador do curso de Direito da Anhanguera Ribeirão Preto orienta alunos de direito e demais concurseiros sobre os principais temas de estudo, leituras obrigatórias, como se atualizar e revisar o conteúdo para as provas

Foto: Freepik

 

Essa semana, mais precisamente no dia 19 de maio, comemoramos o dia do acadêmico de direito. A data é uma homenagem para quem escolheu a carreira jurídica e a busca por justiça. Para esses o estudo é uma constante, pois não apenas a profissão requer muito conhecimento, mas a maioria dos cargos da área são selecionados por concursos públicos, como juiz ou procurador federal, defensores públicos, delegado, entre outros. Por isso o coordenador do curso de Direito da Anhanguera Ribeirão Preto, Renato Henrique Rehder, aponta como se preparar para os concursos públicos de direito:

 

Dica 1: Tenha uma meta

Para se preparar com antecedência para as provas de concurso público, é essencial saber exatamente o caminho que deseja percorrer. Ter a noção da área desejada será um avanço para o ciclo de estudos e fará com que perceba o que precisa desenvolver para conquistar esse objetivo. Prestar a prova sem o conhecimento específico da área é mais difícil.

 

Dica 2: Leia o edital

O candidato deve ler o edital e saber exatamente o que cairá na prova, pois isso norteará os estudos para o concurso. Conhecer as regras da banca examinadora também é fundamental.

 

Dica 3: Retome o básico

Apesar de ser necessário um conhecimento específico na prova, é importante saber o básico de direito administrativo, constitucional e penal, pois eles são abordados em algumas questões.

 

Dica 4: Material

Faça revisões periódicas em todo conteúdo que recebeu na faculdade e, se possível, invista em um material de qualidade para concursos, pois ele trará dicas importantes. Busque também provas anteriores e faça as questões – isso lhe trará uma maior preparação e maturidade para o dia do concurso.

 

Dica 5: Se atualize

É preciso dominar as atualizações do Código do Processo Civil, ter domínio da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de saber os novos institutos e todas as atualidades ligadas ao direito. Saber o que muda e o que afeta a profissão é um diferencial não apenas para concursos, como para se destacar no cargo.

 

“Além das dicas básicas, é bom se preparar fisicamente e mentalmente. O candidato que chega bem alimentado e mais calmo, pode eliminar erros em pegadinhas da prova, por exemplo. Todos estão em busca das aprovações, então é importante seguir as dicas e se dedicar com foco no seu objetivo”, finaliza Renato Henrique Rehder, coordenador do curso de Direito da Anhanguera Ribeirão Preto.