Especialistas do Brasil e EUA se unem para discutir as principais novidades na Oncologia em encontros virtuais

Oito temas principais irão nortear as conversas do Virtual Educational Symposium - Highlights ASCO 2020, incluindo a influência da Covid-19 no tratamento do câncer; Iniciativa do Grupo Oncoclínicas em parceria com o Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School reúne principais nomes da oncologia mundial em evento totalmente online

Encontros Virtuais discutem temas da ASCO 2020. Crédito Freepik

Pela primeira vez em sua história, o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), considerado o mais importante do mundo, foi realizado de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus. Entre os dias 29 e 31 de maio, especialistas discutiram, através de plataformas virtuais, as principais inovações no tratamento do câncer, novos procedimentos, drogas e também a influência que a Covid-19 pode causar nos pacientes.

 

Médicos brasileiros também estiveram presentes nos principais debates. E, para ampliar e difundir ainda mais os temas apresentados no encontro anual, o Grupo Oncoclínicas e o Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School realizam, da próxima segunda (15) até o dia 18, o evento Virtual Educational Symposium – Highlights ASCO 2020, que será transmitido ao vivo, remotamente e com tradução simultânea, para toda a América Latina

 

“Pretendemos ampliar para o continente os debates que foram levantados e discutidos durante o Encontro anual da Asco, comparando realidades e promovendo troca de experiências”, comenta o oncologista Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas:

 

Serão ao todo 44 palestrantes, sendo 13 deles internacionais, do Dana-Farber, e os demais 31 do Grupo Oncoclínicas, que vão também interagir com a audiência, tirando dúvidas e debatendo oito assuntos relativos ao câncer, em quatro dias de programação, sendo duas horas de transmissão por dia – metade para cada tema.

 

“Há muitos e importantes aspectos a serem conversados neste momento. Trata-se de um desafio global. Milhares de pesquisas em andamento voltadas ao câncer foram interrompidas e centenas de congressos científicos foram cancelados ou adiados em todo o mundo. Sem tempo para tais descobertas de evidências, iremos criar fluxos diferentes dos habituais para assegurar os tratamentos contra o câncer, propondo mudanças de condutas para preservar essa parcela da população imunossuprimida  da contaminação pela COVID-19”, diz Clarissa Mathias, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), coordenadora do Comitê Internacional da ASCO e também oncologista do Grupo Oncoclínicas.

 

Pesquisas e avanços no tratamento do câncer em meio à pandemia

 

Os principais temas que permearam o congresso da Asco incluem os impactos da Covid-19 no tratamento e pesquisa do câncer; a crescente personalização do tratamento, levantando em conta a análise molecular de cada paciente, que deve se intensificar ainda mais e a Imunoterapia, que se prova cada vez mais eficiente, melhorando também o prognóstico de tumores para os quais ainda está sendo avaliado como opção terapêutica, caso do câncer colorretal e também também de alguns tipos de câncer ginecológicos.

 

O debate sobre a influência do tabagismo nos casos de câncer de pulmão, reforçando o que estudos diversos em outras frente da saúde têm frisado: parar de fumar não só diminui as chances de desenvolver o tumor, mas também aumenta o prognóstico positivo para quem tem o diagnóstico da condição. Outro ponto que os especialistas vão focar é a importante pesquisa multicêntrica liderada por um grupo de brasileiros, entre os quais médicos do Grupo Oncoclínicas  e de outras instituições de relevância em todo o país, mostrando  a possibilidade de tratar do tumor de próstata sem bloquear a testosterona.

 

E há também novidades científicas importantes para as mulheres, em relação ao Câncer de Mama: um exame que aperfeiçoa as indicações para quimioterapia. Farão ainda parte dos temas abordados as novas condutas e pesquisas de destaque nas áreas de Pele, Cabeça e Pescoço e Hematologia.

 

Atualmente, 43,8 milhões de pessoas  no mundo estão em tratamento contra o câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 1,3 milhão no Brasil. Dados dos Instituto Nacional do Câncer apontam ainda que 625 mil novos casos devem ser diagnosticados no país em 2020.

 

“A ideia do Grupo Oncoclínicas é ser uma fonte de informação para ajudar a sociedade como um todo. Teremos coisas positivas para contribuir no combate ao câncer durante pandemia por meio destes debates e que, certamente, pavimentarão os caminhos que precisaremos traçar para combater os tumores malignos nos próximos anos”, afirma Bruno Ferrari.

 

 

Confira abaixo a programação completa do Virtual Educational Symposium – ASCO 2020 | Highlights:

 

 

SEGUNDA -FEIRA | 16/6

 

19h às 20h – CÂNCER PULMONAR E TORÁCICO

Moderador: David Jackman

Coordenador: Carlos Gil (RJ)

Debatedores: Clarissa Mathias (BA),

Ana Gelatti (RJ) e Flavia Amaral (MG)

 

20h às 21h – MELANOMA E CÂNCER DE PELE

Moderador: Patrick Ott

Coordenador: Carolina Cardoso (BH)

Debatedores: Rodrigo Perez Pereira (RS),

Frederico Artur Pereira Nunes (RJ) e

Juliano Coelho (RS)

 

TERÇA | 16/6

 

19h às 20h – CÂNCERES GENITURINÁRIOS

Moderador: Brad McGregor

Coordenador: André Fay (POA)

Speaker: Atish Choudhury

Debatedores: Mariane Fontes (RJ),

Andrey Soares (SP) e Paulo Lages (DF)

 

20h às 21h – CÂNCERES GASTROINTESTINAIS

Moderador: James Cleary

Coordenador: Gabriel Prolla (POA)

Speaker: Eirini Pectasides

Debatedores: Roberto Gil (RJ) e

Eduardo Moraes (MG)

 

QUARTA | 17/6

 

19h às 20h – CÂNCER DE MAMA

Moderador: Otto Metzger

Coordenador: Sergio Simon (SP)

Speaker: Eric Winer

Debatedores: Mario Alberto (RJ),

Luciana Landeiro (BA) e Flavia Paes (MG)

 

20h às 21h – CÂNCERES GINECOLÓGICOS

Moderador: Ursula Matulonis

Coordenador: Andreia Melo (RJ)

Debatedores: Diocésio de Andrade (SP),

Michelle Samora (SP) e Pedro Henrique Souza (RJ)

 

QUINTA | 18/6

 

19h às 20h – NEOPLASIAS HEMATOLOGICAS

Moderador: David Steensma

Coordenador: Evandro M Fagundes (BH)

Speaker: Paul Richardson

Debatedores: Carla Maria Bonquimpani (RJ),

Jacques Tabacof (SP) e Volmar Belisário Filho (ES)

 

20h às 21h – CÂNCERES DE CABEÇA E PESCOÇO

 

Moderador: Robert Haddad

Coordenador: Pedro de Marchi (RJ)

Speaker: Jochen Lorch

Debaterdores: Marcelo Salgado (PE),

Henrique Braga (RJ) e Eduardo Moraes (BA)

 

Para mais informações, acesse: https://grupooncoclinicas.com/asco2020

SOBRE O GRUPO ONCOCLÍNICAS

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com 68 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 850 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA. Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.