Especialista em cabelos dá dicas para cuidar dos cabelos durante a quarentena

Seguindo as orientações dos órgãos competentes, desde o final de março, os salões de beleza, em todo o território nacional, estão com as atividades suspensas em função da pandemia do coronavírus

Eliane Pavini

O período é de isolamento social em todo o País para conter a disseminação do Covid-19. Muitos serviços estão suspensos neste momento, entre eles, os salões de beleza, que desde a segunda quinzena de março, estão seguindo todos as orientações dos órgãos competentes nas esferas nacional, estadual e regional para conter a pandemia do novo coronavírus. Diante deste cenário, grande parte das mulheres teve que encontrar soluções para cuidar dos cabelos, em casa.

A hairstylist Eliane Pavini é proprietária do Shampoo Eliane e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto, e para ajudar as mulheres que estão cem casa, decidiu orientá-las através de suas redes sociais (Instagram e Facebook) com dicas diárias de cuidados com os cabelos, limpeza, secagem e até como disfarçar os fios mais rebeldes neste período de isolamento social.

Uma destas dicas é referente ao corte. Para as mulheres que não veem a hora de cortar os fios em função das pontas duplas e ressecamento, a hairstylist orienta: “o corte é o tratamento mais eficaz para tirar as pontas duplas, mas, para ajudar a disfarçá-las, o ideal é lavar o cabelo em água fria e optar pelo uso de produtos com proteção térmica”. Se o dia estiver muito frio, evite apenas lavar os cabelos com água muito quente. “Ela prejudica os fios”, alerta.

Colocar o cabelo todo penteado para trás deixa a aparência bem despojada

Outra dica que a hairstylist deixa é identificar se os fios estão precisando de cuidados extras. “A aparência de um cabelo opaco, sem vida e com textura áspera, são sinais de que precisam de tratamento específico. Neste caso, o uso de uma máscara com função de nutrição irá ajudar a melhorar o aspecto e deixará o cabelo com mais vida”, orienta.

Muitas mulheres também sofrem com o frizz nos fios. Segundo Eliane Pavini, o problema pode estar no modo de secar o cabelo com a toalha. Sua dica é: após sair do chuveiro, a técnica é simples e nada de esfregar os fios com a toalha. “Apenas amasse os fios delicadamente com uma toalha, de preferência de algodão. Se for o caso, use uma camiseta velha”, completa.

Deixar os fios ao natural também é bem-vindo nesta época, principalmente, quando uma parte da população está trabalhando em casa no formato home-office. “Por que então não assumir os cachos e deixá-los ao natural? Basta usar um creme após o banho, nos fios separados por mechas, iniciando sempre pelas partes de baixo, até o fio completo. Depois é só amassar cada mecha com as mãos. Esse movimento dará o formato de cachos lindos”, explica.

Com os salões fechados, mulheres adeptas ao corte com franja também precisaram se reinventar, pois a manutenção do corte acabou ficando impossível. “A principal dica aqui é não tentar cortar a franja em casa”, alerta. Segundo ela, o caminho é investir em presilhas, deixando os fios presos ou, se preferir, um topete. “Para as mais ousadas, que tal fazer o famoso slicked back hair, aquele cabelo todo penteado para trás que deixa a aparência bem despojada?”.

Mais dicas podem ser consultadas através das redes sociais do salão: @shampoopavini (Instagram) e Shampoo Eliane Pavini /Rafael Pavini (Facebook).