Plataforma aponta a evolução da Covid-19 em Ribeirão Preto

Contabilizar em tempo real os casos de Covid-19 e as taxas de letalidade, com um completo monitoramento da situação dos hospitais na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Esse foi o objetivo de um grupo de profissionais da Nave – base de inovação do grupo formado pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora, ao criar a plataforma digital LeitosCovid.org. O site traz registros automáticos como um raio-x com as principais informações de casos confirmados da Covid-19 na cidade, aponta números de mortes, leitos ocupados e disponíveis, utilização de respiradouros, panorama das UTIs e enfermarias, análise por regiões da cidade, bem como comparativo de gráficos, entre outros dados.

Segundo o head de inovação do grupo, Kim Morise, o projeto tem como objetivo dar mais transparência, agilidade e velocidade às informações sobre casos e leitos de Covid-19 para a população e para a Secretaria Municipal de Saúde, como forma de acelerar as tomadas de decisões baseadas nos dados em tempo real. “Tivemos muito comprometimento e dedicação do nosso time e de uma série de parceiros, até conseguirmos integrar os dados de todos os hospitais do município de Ribeirão Preto”, explica.

Ainda segundo Morise, esse desenvolvimento só foi possível por conta do apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Ribeirão Preto em parceria com os hospitais públicos e privados.

O Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, é um dos hospitais que fazem parte da Plataforma. Eduardo Younes, superintendente regional médico do Sistema Hapvida/São Francisco, considera válida e importante toda iniciativa, seja pública ou privada, que traga informações confiáveis para a população neste momento de pandemia do Coronavírus. “O modelo de atuação da companhia e o trabalho de toda a equipe do Grupo São Francisco no combate ao novo vírus buscam sempre eficiência, esforço e qualidade do atendimento aos seus beneficiários”, comenta.

Para Elpidio Mieldazis, superintendente do Hospital Unimed de Ribeirão Preto, a iniciativa é muito positiva no sentido de criar uma ferramenta que propicie, em tempo real, a gestão dos equipamentos de saúde aptos a darem tratamento à pandemia. “A plataforma trouxe uma mudança importante, principalmente no monitoramento da disponibilidade de leitos na rede de atendimento. A conscientização da população é fundamental e todos têm um papel importante: informar com transparência e responsabilidade”, declara.

Tecnologia simples e ágil

A plataforma foi criada com base nos preceitos da metodologia “Open source”, termo em inglês que significa código aberto e está disponível para qualquer desenvolvedor e município, que tenha interesse no uso da ferramenta.

Além de criar o site e oferecer este novo serviço a Ribeirão Preto, sem nenhum interesse comercial, a Nave forneceu todo o suporte tecnológico e de investimentos. A proposta foi desenvolver um sistema simples, de modo a facilitar a transmissão da informação dos hospitais.

A nova plataforma digital é aberta à toda população e de fácil acesso para internautas.  Para saber mais, acesse: https://leitoscovid.org/

 

.