Prefeitura inicia revitalização das praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Barão do Rio Branco

Obra inclui recuperação da fonte luminosa, recuperação do pavimento e reforma nos sistemas de irrigação

Alexandre de Azevedo/PMRP

O prefeito Duarte Nogueira e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, assinaram na manhã desta quinta-feira (16) a ordem de serviço que autoriza o início da reforma das praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Barão do Rio Branco, localizadas no centro histórico de Ribeirão Preto.

A Praça XV de Novembro receberá recuperação do pavimento com a troca do ladrilho onde estiver danificado. Além disso, a rede de irrigação da área verde será recuperada e as lâmpadas atuais serão trocadas por lâmpadas de LED. Serão 108 postes com lâmpadas de LED e 48 refletores.

A obra contempla, ainda, a recuperação total da fonte da Praça XV, incluindo a bomba, iluminação e sistema de som. A fonte luminosa foi construída na década de 30. A Praça XV tem 104 postes de iluminação em ferro fundido, 168 bancos de madeira, com pés em ferro fundido, como os modelos existentes nas décadas de 1930 e 1940.

“Será revitalizada a área das três principais praças de Ribeirão Preto para que a nossa cidade possa, com isso, se valorizar ainda mais. Todas contarão com iluminação de LED, que é mais econômica do que as lâmpadas convencionais e com maior durabilidade. Os bancos serão reformados, a Praça XV terá sua fonte luminosa devolvida com bombas, som e iluminação. É a recuperação do centro histórico, de áreas tombadas, do patrimônio artístico, cultural, paisagístico e arquitetônico da nossa cidade”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

A Praça Barão do Rio Branco receberá, ainda, a troca de 20 postes com lâmpadas de LED e sete refletores, enquanto a Praça Carlos Gomes terá reforma do piso em ladrilho hidráulico, plantio de 198 m² de grama, troca de 74 postes com lâmpadas de LED e oito refletores. Além disso, as praças XV de Novembro e Carlos Gomes também passarão por reformas no sistema de irrigação, com trocas de tubulações, bombas, aspersores, com implantação de sistema de automatização do funcionamento da irrigação.

Após o término das obras, os locais passarão por limpeza com máquinas de jato de alta pressão. No calçadão, será feita a limpeza em toda a área entre a rua General Osório e ruas Barão do Amazonas e José Bonifácio; Barão do Amazonas entre Duque de Caxias e General Osório; Tibiriçá e Álvares Cabral entre São Sebastião e General Osório.