Atendimentos na UBDS Quintino II serão desativados a partir de 8 de agosto

Pediatria será direcionada, excepcionalmente, nos dias 8 e 9 à UBDS Vila Virgínia e à UPA Treze de Maio; outros atendimentos serão feitos nas demais unidades de saúde

Divulgação/PMRP

Com a inauguração da UPA Norte (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na avenida general Euclides Figueiredo, no Simioni, no próximo dia 10 de agosto, os atendimentos da Unidade Básica de Distrital de Saúde (UBDS) Dr. Sergio Arouca, no Quintino Facci II, serão desativados a partir das 7h de sábado (8) e passarão para a nova unidade de saúde.

Desvio de fluxo de atendimentos nos dias 8 e 9 de agosto

Devido à mudança, nos dias 8 e 9 de agosto o fluxo da pediatria da UBDS Quintino II será desviado para UBDS Vila Virgínia e para o consultório exclusivo para atendimento pediátrico não COVID na UPA da avenida Treze de Maio.

Os demais atendimentos de urgência e emergência para adultos serão direcionados para a UBDS Central, UBDS Vila Virgínia e UPA da avenida Treze de Maio (Polo Covid-19).

A partir desta data, a UBDS Quintino II contará temporariamente apenas com o serviço de farmácia da atenção primária, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Durante esse período de transição, uma equipe do SAMU e ambulância prestarão apoio permanente na UBDS para atendimento.

A partir das 7h do dia 10 de agosto, todos os atendimentos que eram prestados na UBDS Quintino II voltam à normalidade na UPA Norte.

A estrutura da UBDS Quintino II abrigará outras atividades médicas que não sejam urgência e emergência. O projeto está em fase de elaboração e em breve será implantado na unidade de saúde.

Estrutura UPA Norte
A UPA Norte atenderá a região formada pelos bairros Quintino Facci, Simioni e adjacências, com aproximadamente 200 mil habitantes.

Com 1.912 metros quadrados, o edifício comportará leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos e cinco para clínica médica.

A unidade de pronto atendimento também comportará farmácia, arquivo e dois quartos para isolamento; área para ambulância; sala de urgência; sala de higienização; setor de pronto atendimento; quatro consultórios adultos com sala de observação e posto de enfermagem; quatro consultórios infantis com sala de observação e posto de enfermagem; salas para direção, administração e reuniões; refeitório; copa; área para armazenagem de materiais; instalações para o SAMU e instalações para depósito de resíduos.

Além disso, a unidade terá laboratório de análises clínicas e equipamento de ultrassom de emergência, inovação adotada em unidades de emergência de países da Europa e América do Norte, onde o próprio médico emergencialista faz o ultrassom do paciente, diminuindo o tempo de diagnósticos, que passam a ser mais rápidos e aprimorados.