Desafio Rosa promove atividades online em prol da ação Outubro Rosa em Ribeirão Preto

Campanha que acontece de 25 a 31 de outubro, em prol da cura e prevenção do câncer de mama, também incentiva a pratica de atividades físicas

Arthur Rizzi

Em 2020, a ARS Consultoria Esportiva, empresa responsável pela organização da Caminhada e Corrida Outubro Rosa em Ribeirão Preto, no período de 2014 a 2019, realiza neste ano uma versão online da campanha em prol do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. Em função da pandemia do novo Coronavírus no Brasil e as regras de distanciamento e isolamento sociais foi criada a campanha Desafio Rosa que será realizada através de plataformas digitais de 25 a 31 de outubro, sem finalidade competitiva.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), excluindo os tumores de pele não melanoma, câncer de mama é o mais incidente no Brasil e, para o ano de 2020, foram estimados 66.280 casos novos, representando uma taxa de 43,74 casos por 100 mil mulheres. “Queremos conscientizar o maior número possível de mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. E, também, dar continuidade durante todo o ano sobre as ações de conscientização, mudança para hábitos saudáveis e melhora da qualidade de vida”, explica o realizador do Desafio Rosa e diretor da ARS Consultoria Esportiva, Arthur Rizzi Soares.

Além da corrida e caminhada, o desafio atividade física engloba qualquer movimento corporal que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso, como passear com o seu animal de estimação, dançar, subir escadas, limpar a casa, caminhar no parque, entre outros. No desafio de alimentação saudável, são aceitas as práticas de consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, como a ingestão de variedades de grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes e, também, água. “Além da causa social e o incentivo à prevenção do câncer de mama, queremos estimular as pessoas a cuidarem da saúde. Nossa proposta é mudar as estatísticas da doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo”, alerta Arthur Rizzi, que também é educador físico.

O evento já está no terceiro e último lote. O valor da inscrição é de R$ 85,00 – até 30 de setembro. Para participar e colaborar com a campanha Outubro Rosa, basta realizar a inscrição no site: www.desafiorosabr.com.br, escolher entre as quatro opções de exercícios: atividade física, alimentação saudável, corrida de 5 km ou caminhada de 3 km e realizar o pagamento da taxa de inscrição. Quem participar receberá em casa (no endereço cadastrado) um kit contendo uma camiseta e medalha exclusivos do Desafio Rosa, além de colaborar com uma instituição social de combate ao câncer de mama – que ainda será divulgada.  “Os participantes de Ribeirão Preto receberão o kit, de forma presencial. Já os moradores de outras cidades, receberão pelos Correios, com frete grátis para todo o Brasil”, revela Arthur Rizzi.

Mais informações através do site: www.desafiorosabr.com.br ou nas redes sociais @desafiorosabr.