“20 Horas de Literatura” discute temas relacionados ao respeito às diferenças nesta quarta-feira (16/9)

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o SESC-SP e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, realiza de 14 a 18 de setembro o evento “20 Horas de Literatura”, em comemoração aos 20 anos da Feira Internacional da cidade (FIL).

GETTY IMAGES

O encontro é transmitido ao vivo direto do Theatro Pedro II – pela nova plataforma da entidade: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e contará neste terceiro dia de evento com a participação dos palestrantes Diego Souza Merigueti, Patricia Teixeira Santos, Renato Janine Ribeiro e Sandra Molina que abordarão assuntos fortemente relacionados à tolerância e ao acolhimento das diferenças.

 

O advogado e coordenador do Programa de Proteção Legal do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), Diego Souza Merigueti, é quem abre o terceiro dia do encontro, com o tema Refugiados, às 18 horas, com mediação de Elieser Pereira, produtor cultural. Diego Merigueti é especialista no assunto e também tem se dedicado à pesquisa e ao estudo do Refúgio, do Direito Internacional dos Direitos Humanos e da Circulação Global.

 

A historiadora Patricia Teixeira Santos e autora dos livros “Fé, guerra e escravidão: uma história da conquista colonial do Sudão (1881-1898)” e “Dom Comboni, profeta da África e santo no Brasil”, se apresenta às 19 horas e discutirá o tema “Intolerância”. Patricia também é docente de História da África do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM – Universidade do Porto), em Portugal. A palestra conta com mediação do bibliotecário Ciro Monteiro.

Na sequência, às 20h, o filósofo, escritor, colunista e cientista político, Renato Janine Ribeiro, que também já foi ministro da Educação do Brasil em 2015, falará sobre democracia, juntamente com a mediadora Isabella Pessotti, cientista social e secretária da Cultura de Ribeirão Preto. Janine tem vários livros publicados, entre eles “A democracia” (2001), “A república” (2001), “A boa política: Ensaios sobre a democracia na era da internet” (2017) e “A Sociedade Contra o Social”, que já recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. É também professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo.

Para encerrar o ciclo de debates da quarta-feira, às 21h, a historiadora e escritora Sandra Molina conversa direto do palco do Theatro Pedro II sobre “Cidadania”, com a jornalista Érica Amêndola. Sandra já foi avaliadora do Ministério da Educação e colaboradora do Banco Nacional de Itens do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além de docente titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), ela também é atualmente pesquisadora e conselheira do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Publicou o livro “A morte da tradição: a Ordem do Carmo e os escravos da santa contra o Império do Brasil (1850-1889)” em 2016 pela Paco Editorial.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DIA 16/9

Discussão sobre o termo “Refugiado”, às 18h
Palestrante: Diego Souza Merigueti
Mediação: Elieser Pereira, músico e produtor cultural

Discussão sobre o termo “Intolerância”, às 19h
Palestrante: Patricia Teixeira dos Santos
Mediação: Ciro Monteiro, bibliotecário

Discussão sobre o termo “Democracia”, às 20h
Palestrante: Renato Janine Ribeiro
Mediação: Isabella Pessotti, Secretária de Cultura de Ribeirão Preto

Discussão sobre o termo “Cidadania”, às 21h
Palestrante: Sandra Molina
Mediação: Érica Crespi Amêndola, jornalista

20 palavras para ressignificar 20 anos

As palestras de 20 autores convidados para falar sobre 20 palavras relevantes para o Brasil e o mundo nas últimas duas décadas têm transmissão ao vivo pela plataforma de conteúdo da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e por suas redes sociais, como Facebook e YouTube. Toda a agenda conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras. A programação conta com cinco dias de evento, de 14 a 18 de setembro, com carga horária de quatro horas por dia, sempre das 18 às 22 horas.

Os interessados em participar podem se inscrever pela nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura e após a finalização do evento terão direito a certificados online para impressão pessoal. Para conferir a programação completa do evento, basta acessar os endereços eletrônicos:
Nova plataforma de conteúdo: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Patrocinadores e Parceiros

O Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Sesc SP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam 20 horas de Literatura. O evento tem Patrocínio Ouro das empresas: Alta Mogiana, GasBrasiliano, Gs Inima Ambient, São Francisco; Patrocínio Prata: Savegnago Supermercado; Patrocínio Bronze: Passalacqua. Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e RiberFoods; Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, São Martinho e Tanger. Tem como Instituição Cultural o SESC SP – Serviço Social do Comércio e apoio cultural da ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Sicoob Cooperac, Stecar e Grupo Via Brasil. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Brasil – Governo Federal.