40tena Cultural discute a obra ‘Bom dia, Verônica’

A transmissão acontece pelo Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp) e também pelo site (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

Rafael Corrêa
12

A programação desta semana da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, começa nesta terça-feira (6/10), às 19 horas, com mais uma edição do encontro “Defenda seu Best”. Desta vez, a obra escolhida será “Bom Dia, Verônica”, de Andrea Killmore – pseudônimo da escritora e criminóloga Ilana Casoy e do escritor Raphael Montes. A discussão sobre o livro será com a estudante de letras e redatora, Dayhara Martins, com mediação de Rafael Corrêa, ator e diretor de teatro. A atividade acontece pelo Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp) e pela nova plataforma da Fundação pelo endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Dayara Martins

“Defenda seu Best” é uma atividade do 40tena Cultural com convidados especiais, das múltiplas áreas artísticas, que defendem para o público um livro que é apontado como seu favorito. Nesta edição, o livro “Bom Dia, Verônica”  será defendido por Dayhara Martins, estudante  de letras e há cinco anos mantém o blog “Uma dose de cacto”, com dicas de leitura, comentários de lançamentos de literatura e cultura negra. O encontro terá mediação de Rafael Corrêa, ator, professor, diretor e produtor de teatro formado pelo CEU Barão de Mauá. Desde 2015, Rafael produz o canal da drag queen “DaCota Monteiro” e tem seu próprio canal no YouTube sobre literatura e cinema.

“Além do fato de ter todo o suspense sobre os possíveis autores por muito tempo, essa é uma história brasileira que conquistou muitos leitores por ser uma narrativa visceral. É impossível ler aos pouquinhos, precisa ser de uma vez, pois o leitor é pego pela curiosidade”, revela Dayhara Martins, destacando que o livro apresenta ótimas reviravoltas e personagens bastante reais. Segundo ela, para quem gosta de investigações, é uma boa pedida. “Verônica vai se tornar a sua melhor amiga se você gosta de investigação”, brinca.

O diretor de teatro, Rafael Corrêa, que irá mediar a atividade e que já participou de outros eventos da Fundação, como a Feira do Livro, explica que a escolha por “Bom Dia, Verônica” se deu pela qualidade da leitura e pela construção das personagens – muito bem feita. “É um livro que se destaca dos demais pela qualidade narrativa. O suspense é mantido em nível elevado do começo ao fim, porque a protagonista foge dos padrões aos quais se espera e a resolução é surpreendente”, adianta. Corrêa destaca ainda que a publicação tem os capítulos muito bem elaborados, com uma narrativa bastante popular, mas sem perder o “charme” do suspense policial.

40tena Cultural

Durante mais de sete meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou mais de mais de 60 atividades e interagiu com quase 24 mil mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)

Linkedin (fundacaolivrorp),

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com