IPCCIC apoia Semana Lixo Zero Ribeirão Preto

Neste ano, em função da pandemia, encontro será realizado através de palestras on-line pelos canais Instagram, Youtube e Facebook no período de 23 de outubro a 1º de novembro

Integrantes do Lixo Zero Ribeirão Preto durante atividade na Cooperativa Mãos Dadas no ano passado, 2019
1

Foi lançada nesta semana a programação da 2ª edição do Lixo Zero Ribeirão Preto, que acontece de 23 de outubro a 1º de novembro. Em função da pandemia e regras de isolamento social, o evento – que no ano passado realizou uma série de atividades em escolas e locais públicos – neste ano teve que ser remodelado e será realizado de forma on-line com transmissão das palestras ao vivo pelas redes sociais do evento: Instagram (semanalixozeroribeirãopreto), Youtube (Ribeirão Preto Lixo Zero) e Facebook (Semana Lixo Zero Ribeirão Preto). Pelo segundo ano consecutivo, o evento tem o apoio do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Segundo Mariah Campos, embaixadora do Lixo Zero em Ribeirão Preto e pesquisadora do IPCCIC, o evento tem como principal proposta o engajamento da população e dos setores públicos e privados na diminuição da produção dos resíduos sólidos na cidade e no bom gerenciamento. “A mudança pode partir de dentro de casa e nosso principal objetivo é empoderar as cidades a terem essa conscientização de produzir cada vez menos lixo”. Mariah alerta que a sociedade inteira precisa estar engajada na busca de soluções para os problemas relacionados aos resíduos sólidos. “O evento, além de empoderar as cidades, pretende oferecer ferramentas para começar a mudança de dentro de casa, dos escritórios, das empresas, das escolas e de todos os lugares através de novos hábitos sustentáveis”. A equipe da organização da Semana Lixo Zero Ribeirão Preto é composta pela Joyce Rissatto, Cícera Macruz Brito, Guilherme Garcia Gomes, Frederico Jabur, Renato Tatu, Beatriz Buccioli e Mariah Campos.

Atividades
Baseado no conceito dos 7Rs – repensar, recusar, reduzir, reintegrar, reparar, reutilizar e reciclar – o Lixo Zero Ribeirão Preto contará também com a campanha “#TragaSeuPote”, no Mercadão Central de Ribeirão Preto e Novo Mercadão da Cidade, conscientizando as pessoas a levarem suas embalagens de casa, evitando assim, a produção de mais lixo na cidade.

O projeto prevê ainda um encontro com alunos da escola SEB – Unidade Ribeirânia para falar do conceito lixo zero, uma palestra no Centro Universitário Barão de Mauá, no curso de Gastronomia, sobre resíduos sólidos no ramo dos restaurantes e certificação lixo zero e uma visita técnica guiada com os alunos da gastronomia ao Restaurante Gion Culinária Japonesa. O restaurante faz a compostagem dos resíduos orgânicos e a reciclagem dos resíduos sólidos e se tornou um modelo na busca pelo lixo zero.

Programação Lixo Zero Ribeirão Preto

23/10 – 14 horas || Geração de energia a partir de resíduos sólidos
Dra. Sônia Valle Borges de Oliveira (Secretaria do Meio Ambiente)

24/10 – 18 horas || Compostagem de resíduos orgânicos: o caminho para um meio ambiente saudável
Paulo e Silvia Cardinalli (proprietários da Cardinalli Soluções Ambientais – Usina de Compostagem)

25/10 – 10h30 || Esperança ativa: como encarar o caos do mundo sem enlouquecer?
Laís Pena (gestora ambiental da Esalq/USP e cofundadora do Eco na Prática e idealizadora da Sustentabilidade do Ser)

26/10 – 19 horas || Restaurante Lixo Zero, é possível?
Margaret Ozawa (proprietária do restaurante Gion Culinária Japonesa)

29/10 – 19 horas || Lixo Zero na sua vida: Todas as dicas
Luara Pepita (idealizadora do projeto Lixo Certo Mundo Limpo)

30/10 – 19h30 || Boas práticas de gerenciamento de resíduos da área da saúde
Karina Fonseca (enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Mestre em Resíduos e Doutoranda no Programa de Saúde Pública da USP)

30/10 – 18 horas | Condomínio Lixo Zero e a Economia Circular

Guilherme Garcia (Syplan Gerenciamento de Resíduos) e Renata de Paula (Residencial Saint Gèrard)

31/10 – 9h30 || Lixo no Rio – Uma conversa no pomar do Delboux
Evento presencial com o educador e ambientalista Reinaldo Romero (limitado a presença de 10 pessoas apenas)