Instituto lança websérie sobre os “Seis Passos para a Cidade Humana”

Com apoio cultural do Sesc, Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais acaba de lançar uma série com vídeos que debatem os “Seis Passos para a Cidade Humana”

11

Seis passos para a consolidação de uma cidade mais humana. É com essa proposta que a websérie “Seis Passos para a Cidade Humana” acaba de ser lançada pelas redes sociais do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) com apoio cultural do Sesc. O debate sobre o tema começou em 2019 com a publicação do livro, que leva o mesmo nome da série, escrito por pesquisadores da Instituto. Serão seis episódios, cada um sobre um dos passos indicados para a consolidação da Cidade Humana.  O primeiro episódio já pode ser assistido pela plataforma Youtube (IPCCIC SP), pelo site do Ipccic (www.ipccic.com) e pelas redes sociais do Sesc. Os demais serão disponibilizados semanalmente até concluir a série no dia 2 de dezembro.

O grupo, junto desde 2013, vem pesquisando em várias cidades do Brasil, modelos e projetos de gestão e, como resultado, considerando ainda a multidisciplinaridade da equipe e a trajetória do IPCCIC, organizou o conhecimento adquirido no livro publicado em março de 2019. A obra apresenta os seis passos para a cidade humana e tem como base referenciais teóricos diversos, com destaque para a Tecnologia Social, criada pelos pesquisadores na área de gestão de cidades. Traz também o foco na Teoria U – uma corrente teórica inaugurada no MIT – Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, a qual o grupo segue filiado.

Para a websérie, a equipe de produção preparou uma abertura poética autoral   e sincroniza as falas de todos os integrantes que, afinados com o tema, compõem assertivas sobre os diversos temas abordados nos vídeos.

O primeiro episódio, que já está no ar, define o que é Cidade Humana e trata do passo 1: “Colocar o Ser Humano em Primeiro Lugar”. Os seguintes acompanham a produção do livro e trabalham, um a um, os outros cinco passos: Cidadão Cocriador; Viver em Comunidade; Religar Ser Humano ao Meio Ambiente; Economia Cocriadora e Educar em Suas Múltiplas Formas. O último episódio aborda ainda a questão do “Amor como Atitude Pedagógica” que amarra todos os passos. Desde que publicaram o livro, os autores têm tratado desses temas em diversas atividades de formação.

Segundo a presidente do IPCCIC e historiadora, Lilian Rosa, a proposta da obra era mesmo a de servir como base para o debate. “Apresentamos nossas teses, claro, resultado das experiências que conduzimos, mas trata-se de uma obra provocativa e aberta para interação. Afinal, é nisso que o grupo acredita”.

Para a educomunicadora e pesquisadora do IPCCIC, Adriana Silva, a websérie é um novo fio condutor criado especialmente para promover conexões. “Queremos muito intensificar esse debate. Já estávamos fazendo isso e todas as reflexões ocorridas nesse período de pandemia só acentuaram a necessidade de seguirmos avaliando os modelos de gestão das cidades. Ser humana não é mais uma escolha, é a única opção para garantia do futuro”.