Arquiteto Carlos Solano lança 3º livro da série “Casa Natural” com saberes populares em forma de cartas

5

A coletânea de livros “Casa Natural”, formulada pelo arquiteto Carlos Solano, ganhou um novo volume. Lançado recentemente, “Conselhos de Dona Francisca – 40 cartas para ajudar nos altos e baixos da vida” é definido pelo autor como um “oráculo das avós”, que compartilha os saberes da cultura popular para cuidados com o bem-estar. O escritor uniu vários conselhos em formato de cartas, com a imagem de portas na frente e mensagens no verso. Ilustrado e diagramado por Dante Leva e Débora Damasceno, essa produção independente pode ser encomendada por email ou whatsapp e as demandas serão atendidas pelo Correio.

A proposta é que o leitor utilize o livro como fonte de consulta. Basta sortear uma das cartas. “Você pode escolher por qual porta você quer entrar, por qual delas acredita que vai responder à sua demanda ali no momento. Ao longo da leitura o leitor encontrará outros pequenos rituais com folhas de louro, com bacia de água, com os naipes ‘Fluir, Superar, Celebrar e Amar’”, explica Solano. Para o arquiteto, existe na leitura da obra uma parceria com o divino, realizada pelo sorteio das cartas. “O livro ficou muito dinâmico, mas adquiriu dentro da pandemia um conceito ainda mais forte: o conselho de avó”.

O arquiteto conta que o projeto da obra já estava nos seus planos desde o fim do ano passado, quando o amigo e psicólogo Rudmar Cunha lhe trouxe a ideia de trabalhar com oráculos e estimular a interação com o público leitor. Mas foi durante a quarentena que Solano realmente percebeu o impacto que os conselhos de Dona Francisca poderiam ter. “Eu entendi que o momento certo era exatamente esse, porque, nesse tempo tão árido, tão desafiador, as pessoas estão precisando desse alento, desse colo de avó, desse sopro de encantamento e sabedoria da dona Francisca”, afirma. Ele conta que percebeu o quanto seria bom se as pessoas pudessem ter um colo e pudessem fazer preparos com flores e ervas que ajudassem a ancorar aqueles conselhos em suas casas e vidas.

Foi a partir dessa ideia – de ter um oráculo não só para responder sobre o futuro, mas para dar um conselho no presente – que o livro começou a ser trabalhado com Dona Francisca, sua ex-faxineira-sabe tudo, a quem ele chama de “um anjo da guarda que o marcou profundamente”.
Os conselhos e saberes das cartas são frases anotadas ao longo do tempo, como explica Solano. “Algumas aparecem salpicadas no livro Casa Natural, outras foram faladas mais recentemente, outras em tempos antigos, mas estavam guardadas e anotadas. Então, foi uma mistura”.

E as imagens de portas escolhidas para acompanhar as mensagens não vieram à toa. No Feng Shui, terapia ambiental chinesa, as portas marcam uma passagem, um “ponto de transição de uma realidade para outra”, explica. “Elas são muitas vezes a passagem de um mundo externo para um interno, quando você sai de um coletivo e entra para dentro da sua casa, para dentro do seu mundo pessoal. O que a gente quer com os conselhos é que eles nos auxiliem no momento de passagem, porque você procura um conselho de avó exatamente quando está em um momento de transição e não sabe o que fazer”.

Para ele, esse conselho é quem conduz a uma outra realidade, diferente da que se vive no momento. “Pode ser que você seja convidado a entrar dentro de você mesmo. Ou pode ser que você seja convidado a sair de dentro de você e olhar o mundo. Depende do que você necessita. “Há um diálogo com o simbólico, com o inconsciente que eu gosto muito. E a criação desse oráculo não foi nada distante do meu mundo: eu já venho estado em contato com essa linguagem há algum tempo”, explica Solano sobre o oráculo das avós.

O livro lançado será comercializado, por enquanto, a partir de um email de contato (livroscarlossolano@gmail.com). Quando os cursos e workshops presenciais do arquiteto retornarem, Solano pretende apresentar o livro para os participantes. A ideia é realizar eventos de lançamento em diferentes cidades do Brasil. “Mas isso é para quando retornarem as atividades presenciais”, afirma.

Sobre Carlos Solano
É natural de Bela Vista (MS), mas vive desde criança em Minas Gerais. É autor dos livros Casa Natural (Edição do Autor/2014), que partilha receitas de cuidados com a casa do ponto de vista da cultura popular (volume I) e terapias ambientais (volume II); Casa Nossa De Cada Dia (Editora Laszlo/2016), no qual mostra seus projetos de arquitetura e os aprendizados de cada um, acessíveis ao público em geral. Ainda publicou o livro FengShui / KanYu – Arquitetura Ambiental Chinesa (Editora Pensamento/2000) e, em parceria com a paisagista Sandra Siciliano, o livro Nossas Árvores – O Resgate Do Sagrado, em 2015. Ele também foi colunista da revista Bons Fluídos (Editora Abril/Caras) por 10 anos.

Carlos Solano é idealizador do Seminário Internacional de Feng Shui que neste ano entrou na sua 16ª edição e acontecerá de forma 100% digital. Com transmissão simultânea do Brasil e de Portugal, o seminário planejado anteriormente para ser realizado na cidade de Tiradentes (MG), ganhará espaço nas plataformas digitais, entre os dias 18 a 22 de novembro. O tema central é “Três Campos de Amor – Coração, Mente e Casa”, com participação especial de arquitetos, designers, psicólogos e terapeutas ambientais. Mais informações pelos canais do arquiteto nas redes sociais:
Facebook (facebook.com/arquitetocarlossolano/)
Instagram (@carlos.solano.arquiteto)

Saiba mais sobre o evento no link:
https://www.sympla.com.br/16-seminario-de-feng-shui—-edicao-internacional-virtual__758174

SERVIÇO
Livro: Casa Natural | Conselhos de Dona Francisca – 40 cartas para ajudar nos altos e baixos da vida
Autor: Carlos Solano
Editora: Produção independente
Contato para encomendas: livroscarlossolano@gmail.com ou pelo WhatsApp (31) 998931177