Discussões e contação de história fazem parte da programação da 40tena Cultural da próxima semana

Atividades acontecem remotamente através da nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e no perfil do Instagram da instituição

Adriana Scannavez
14

A 40tena Cultural – projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – que oferece gratuitamente atividades culturais, debates, contações de histórias, entre outras atrações – traz nesta segunda semana do mês de novembro uma programação recheada de informação, entretenimento e diversão para toda a família.

Na segunda-feira (09/11), às 19 horas, acontece um bate-papo sobre a “Lei 10.639/03 – Avanços e desafios para a implementação”. A atividade, realizada em parceria com o Centro Cultural Orunmila, será transmitida no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp) e na nova plataforma da entidade: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/.

Iêda Leal

Neste encontro, o tema central será a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares – do ensino fundamental até o ensino médio. O bate-papo será com a pedagoga e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal, e mediação de Silvany Euclênio Silva, professora e integrante do Centro Cultural Orunmila.

Na quinta-feira (12/11), às 19 horas, acontece a segunda atividade da semana: um bate-papo com a escritora Bárbara Santos sobre seu livro “Teatro das Oprimidas: estéticas feministas para poéticas políticas”. Esta é a terceira obra da escritora que retrata a história de expansão da Rede Ma(g)dalena Internacional, formada por artistas e ativistas da América Latina, Europa, África e Ásia. O livre descreve o desenvolvimento do Teatro das Oprimidas, metodologia teatral de perspectiva feminista. O bate-papo será transmitido pelo Instagram e plataforma da Fundação.

Evaristo Moura

A última atividade da semana acontece no sábado (14/11), às 16h, com a contação de histórias “Da criação do mundo às lendas tribais africanas”, com o ator Evaristo Moura, também conhecido como La Diva Croquete. A atividade acontece no Instagram e na nova plataforma da da Fundação.

SERVIÇO

Bate-papo: “Lei 10.639/03 – Avanços e desafios para a implementação”
Data:
9 de novembro (segunda-feira), às 19h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com:  Iêda Leal, pedagoga e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) e mediação de Silvany Euclênio Silva, professora e integrante do Centro Cultural Orunmila

Bate-papo: “Teatro das Oprimidas: estéticas feministas para poéticas políticas”
Data: 12 de novembro (quinta-feira), às 19h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Bárbara Santos, autora do livro, e mediação de Adriana Scanavez, atriz e produtora cultural

Contação de Histórias: “Da criação do mundo às lendas tribais africanas”
Data: 14 de novembro (sábado), às 16h
Redes: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e Instagram (@fundacaolivrorp)
Com: Evaristo Moura, ator