Com inspirações para um novo modo de morar, Janelas CASACOR começa nesta segunda em Ribeirão Preto

Projeto reúne trabalhos de renomados profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo

Varanda Conexão Perplan por Adriana Fontana
13

Ambientes que materializam uma casa pós-pandemia e inspirações de uma realidade do novo morar ganharão espaços em Ribeirão Preto, a partir de 16 de novembro, segunda-feira, com o projeto “Janelas CASACOR”. Mantendo a tradição e qualidade da mais completa mostra de arquitetura, design, decoração e paisagismo das Américas, o projeto inédito terá seis ambientes, sendo quatro no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e dois no Espaço de Negócios da Perplan. O tour completo on-line também estará disponível pelo https://www.janelascasacor.com.

 

Os ambientes do projeto estarão em vitrines e/ou contêineres combinando recursos tecnológicos e digitais – com QR codes para o visitante ter uma experiência mais completa – e garantindo a segurança e o distanciamento exigidos pelo momento. Confira mais detalhes de cada espaço que estará no projeto:

 

Varanda Conexão Perplan por Adriana Fontana

A explosão de cores e formas são resultado de uma costura cheia de significados entre o conceito do espaço e a obra “Jazz”, de Henri Matisse que retrata um álbum de colagens que o artista criou ao ficar impossibilitado de pintar. O ambiente faz um paralelo entre o drama de Matisse e o momento atual, com cores para criar um local que traz novamente a alegria de viver. Completam o espaço um painel de madeira iluminado com fita de LED e móveis mais baixos que aproximam o morador do chão e o convidam a ficar à vontade.

 

Estação Gourmet DECA por Manarelli Guimarães Arquitetura – Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli

O destaque do ambiente é uma imagem do menino que olha atento através da janela de um vagão de trem. Feita pelo fotógrafo baiano Claudio Colavolpe, traz a reflexão óbvia sobre a relação entre a criança e a comida e reforça o tom verde água que dá frescor e leveza ao espaço. Também chamam a atenção a textura com efeito velvet e o tom terroso, e as cores neutras do mobiliário em contraste. A ilha com o fogão dá destaque para o local sagrado do cozinheiro e ponto de encontro essencial da família.

 

Espaço (Des)continuo por EFC Arquitetura – Eduardo Franco Correia

Tudo no ambiente leva a uma reflexão a respeito das restrições impostas ao dia a dia pela pandemia. Formado por um bloco retangular sem paredes que remete a uma sala de estar, o visitante percebe que a luz de suas hastes oscila. Nessa ressignificação do espaço, a provocação vem também dos móveis que representam funções mínimas, como estar, comer, trabalhar em um só local. Uma obra de Veridiana Leite completa o espaço. No piso folhas secas invadem a área externa do bloco para estabelecer de modo literal a continuidade entre o privado e o meio ambiente, o coletivo.

 

Relaxar, Recarregar e Reconectar por Juliana Affini e Patrícia Makhoul

“Menos é mais”. A inspiração vem da frase do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) que cabe na realidade atual onde a casa vira o centro de atividades que não eram realizadas ali. Assim o ambiente retrata a necessidade de um refúgio dentro do refúgio, um espaço para onde podemos fugir e ficar sozinhos, relaxar, recarregar as energias. Os acabamentos em mármore, as cores e a iluminação – que permitem a entrada de “luz natural” – trazem conforto, leveza e aconchego necessários.

 

Estar Centro Cerâmico por MHM ESTÚDIO – Mailson de Paula, Marcela Pádua e Mauricio da Silva

De uma improvável conexão entre Minas Gerais e o Japão nasceu a inspiração para essa releitura da sala de estar. De um lado vem a referência do tradicional ritual do chá, que pede um ambiente próprio para vivenciar a experiência. Isto permite mais proximidade entre os moradores que podem estar junto ao redor da mesa – tanto para um chá oriental quanto para o cafezinho mineiro. No lugar de poltronas e sofás, a mesa é que rouba a cena e traz elementos em cores Terra e Capuccino, que proporcionam sensação calorosa e otimista, valorizando o passado e trazendo a relevância do futuro.

 

Equilíbrio por Mônica Costa

O termo dinamarquês hygge remete a bem-estar, aconchego, simplicidade. Remete a equilíbrio. Vem dele a inspiração para o projeto, que apresenta uma proposta para a construção de um espaço de contato com a natureza. Através de andaimes, as “janelas” da mostra, observam-se jabuticabeiras, goiabeira, palmeiras, lavandas, primaveras, jasmins e vasos como sendo uma horta de temperos – um dos pedidos mais frequentes neste período de pandemia. O conforto fica por conta de uma poltrona, e a personalidade aparece na composição de cores do painel que harmonizam entre si.

 

Janelas CASACOR Ribeirão Preto

Evento Gratuito
Data: de 16 de novembro e 20 de dezembro
Locais:
– Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe
– Perplan/ Central de Negócios
Rua: Giuseppe Cilento, 1881 – Jardim Botânico
Horários:
– Shopping Iguatemi Ribeirão Preto: de segunda a sábado das 12h às 22h ; domingos e feriados das 12h às 20h
– Espaço de Negócios Perplan: de segunda a domingo das 8:30 às 19h – às quintas-feiras até 22h.

 

 

Espaço (Des)continuo por EFC Arquitetura – Eduardo Franco Correia