Construtora lança assistente virtual e humaniza experiência de compra nos canais virtuais

Bel, é a nova atendente virtual da Bild Desenvolvimento Imobiliário que passa a investir em uma nova estratégia de inclusão digital

Bel, a nova atendente virtual da Bild
1

De acordo com informações de uma pesquisa da Markets and Markets, o mercado de Inteligência Artificial (IA) deve atingir cerca de 19 bilhões de dólares até 2025. Já a consultoria KPMG divulgou uma pesquisa que mostra que a IA é prioridade estratégica de negócio e inovação para os líderes de Tecnologia da Informação. É dentro deste cenário que a Bild Desenvolvimento Imobiliário, empresa com mais de 13 anos de atuação no Estados de São Paulo e Minas Gerais, vem investindo em novas ferramentas e ações para automatizar processos e atender melhor seus clientes. O resultado é a nova assistente virtual da construtora: a Bel que passa agora a atender aos clientes nos canais virtuais da empresa com mais personalidade e humanidade – tanto nos pós quanto no pré-venda. O chatbot foi criado pelo estúdio Oak Filmes o mesmo que criou a assistente virtual Lu, do Magalu.

O projeto estratégico de inclusão digital foi implementado pelas áreas de Inovação, DEXC (Diretoria de Experiência do Cliente) e Marketing da construtora e levou quatro meses de desenvolvimentos e pesquisas, além de dois meses de testes assistidos para melhorias do lançamento. De acordo com o coordenador da área de Inovação da Bild, Diógenes Laertius, que fez parte do processo de implantação, ideia em criar o chatbot surgiu do acompanhamento de tendências no Brasil e no mundo sobre a necessidade rápida de comunicação e comodidade para os clientes, além de humanizar a experiência no atendimento on-line. “A Bel é uma nova colaboradora, só que virtual. Dessa forma, o desenvolvimento e sua evolução nunca podem parar. Por isso, ela sempre se adaptará às necessidades dos nossos clientes”, explica.

Além da parte técnica, foi necessário definir como seria a personalidade da personagem e como ela iria se comportar e conversar com os clientes, de maneira simples, rápida e humanizada. “Para isso, contamos com colaboradores de várias áreas diferentes, não só para a concepção do roteiro, mas, também, para os testes contínuos antes do lançamento”, comenta Laertius.

A comunicação e as informações rápidas e práticas reforçam, segundo o coordenador, o comprometimento da empresa em ter o cliente como centro dos projetos e produtos da marca. “Por isso, para chegarmos neste resultado, foi preciso entender toda a jornada do cliente, quais são suas interações com o processo que se encontram para então desenvolver esse tipo de atendimento eletrônico e ágil, porém com características bastante humanizadas”, reforça.

A analista de marketing da Bild, Angélica Terrível, uma das responsáveis pela personalidade do chatbot, explica que a Bel já atende os clientes e possíveis clientes em alguns canais, mas com previsão de desbravar novas áreas. “A Bel responde, por enquanto, às perguntas frequentes e dúvidas, gera boleto e direciona as pessoas que podem ser prospectadas para a equipe de vendas”.

Quem é a Bel – a nova assistente virtual da Bild

Bel é mulher virtual, de 33 anos, formada em economia e trabalha como especialista de mercado na Bild. A função dela será ajudar os clientes e possíveis compradores a entenderem o mercado imobiliário, escolherem o melhor empreendimento e ainda solucionar qualquer tipo de dúvida. Ela é casada com o engenheiro Ricardo, não tem filhos, mas tem a pretensão de ter nos próximos anos. “Todo chatbot tem uma personalidade. Por isso, pensamos neste perfil dinâmico, profissional e responsável da atendente virtual”, explica Angélica. Segundo ela, a assistente foi criada baseada em dados demográficos e comportamentais dos clientes da construtora, facilitando assim a comunicação. “Queremos oferecer um atendimento direto, mas que tenha o mesmo perfil dos nossos clientes”.

O chatbot já está disponível nos canais on-line da Bild.