Utam Speciale é campeão no Programa Melhores da Qualidade da Abic

9

O Café Utam Speciale do Grupo Utam acaba de ser apontado com o melhor desempenho na categoria Superior Grão, dentro do grupo de empresas de grande porte – no prêmio Melhores da Qualidade ABIC (2019/2020). A solenidade online da premiação promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Café será neste dia 24 de novembro, a partir das 16h, com transmissão pelo YouTube oficial da instituição, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=u7c3ApLMsVw&feature=youtu.be. O prêmio é um reconhecimento de sucesso para certificação de produtos com excelência e qualidade.

Entre os atributos que concederam o prêmio ao Utam Speciale estão o fato do produto ser um espresso equilibrado, com frescor natural e nuances de chocolate e castanhas. É considerado um café intenso, possui textura amendoada e corpo marcante, e pode ser encontrado no varejo nacional em embalagens de 1Kg em grãos e mais recentemente em 100 gramas de café torrado e moído. A embalagem de 100 gramas é destinada para o rápido consumo e é ideal para produzir 1 litro de café para o preparo em casa (coado ou em cafeteiras especiais) ou até 1,9 litros em máquina profissional Bunn.

Para Ana Carolina de Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam, o prêmio significa um reconhecimento por todos os esforços e pelo trabalho realizados ao longo dos 50 anos da empresa, sempre focados na qualidade e no cuidado com todos os produtos, para atender cada vez melhor ao cliente.

A executiva avalia que todo o conjunto de ações e medidas adotadas durante todo o processo de produção, são muito importantes para o seu grau de excelência e contam pontos para a premiação. “Mantemos especial atenção com o produto premiado desde escolha dos fornecedores, o recebimento da matéria-prima, a relimpeza e classificação do café verde, aos cuidados com a torra, realizada por profissionais altamente qualificados e em maquinários de ponta. Os cuidados com envase também garantem medidas de segurança do alimento. O resultado, vemos no produto final: um café de extrema qualidade e que agora é reconhecido pela Abic”, explica.

Ana Carolina diz que receber este prêmio é motivo de muito orgulho para toda equipe da empresa. “Este prêmio chega em um momento muito oportuno, quando nossa empresa completa 50 anos. O que nós dá a certeza que estamos trilhando a nossa trajetória sempre trabalhando em prol de nossos clientes”, destaca. Para o Grupo Utam, a premiação vem selar um propósito traçado lá atrás em suas origens e que se segue até hoje: oferecer produtos de excelência, com todo cuidado e qualidade o público merece. “Por isso, dedicamos este prêmio aos nossos consumidores, à toda a nossa equipe de colaboradores, parceiros e clientes”, conclui.

Prêmio Abic
Criada em 2006, a premiação reconhece os melhores cafés em cada uma das categorias (Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet) e por porte da empresa (pequena, média e grande). Além de obterem as notas mais altas de qualidade global de cada categoria, os produtos vencedores precisam ter o Selo de Qualidade estampado em suas embalagens.

A seleção das empresas também é feita com base no PQC (Programa de Qualidade do Café), a partir de coletas de aproximadamente cinco mil amostras de café em prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias. Essas amostras são encaminhadas para laboratórios credenciados e avaliadas sensorialmente em uma escala de 0 a 10 pontos, onde o nível mínimo de qualidade tolerado é de 4,5 pontos.

Pela primeira vez na história, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) irá realizar a premiação Melhores da Qualidade e o 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – safra 2019 no mesmo dia. Em um ano marcado pela pandemia de Coronavírus, a decisão de organizar os dois eventos de forma virtual visa garantir a segurança de todos sem deixar de realizar as comemorações.

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje possui uma capacidade produtiva de mais de 1000 toneladas/mês. A empresa atende a mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.

O Grupo oferece produtos e serviços dentro do mercado cafeeiro. Com marcas fortes já consagradas por seus consumidores, consolidou sua performance no mercado e segue em crescente evolução.

Entre as 15 maiores indústrias do setor
O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as mais de 1.000 indústrias do setor, das quais 355 são afiliadas à entidade.

Dados complementares
A empresa possui matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polos de distribuição em São Paulo e Belo Horizonte.

Endereços na internet
www.grupoutam.com.br
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
www.twitter.com/cafe_utam
instagram.com/utam_uno

SERVIÇO
O que: Premiação ABIC 2020 – Prêmio Melhores da Qualidade
Data: 24 de novembro/2020
Horário: 16h
Acesso https://www.youtube.com/watch?v=u7c3ApLMsVw&feature=youtu.be.

Obs. A cerimônia será realizada e exibida ao vivo, no canal da ABIC no YouTube e será aberta ao público.