Pela primeira vez, grupo de construtoras realiza SIPAT on-line

Semana Interna de Prevenção de Acidentes aconteceu durante duas semanas e apresentou várias discussões com grandes nomes do cenário nacional

7

O grupo de construtoras que engloba as empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora realizou na última semana mais uma edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Promovido anualmente, o evento aconteceu de 16 a 27 de novembro e reuniu cerca de 3 mil colaboradores. Neste ano, a atividade foi realizada de forma remota, devido à pandemia do Coronavírus e a necessidade de distanciamento e isolamento sociais. Foram duas semanas de atividades – todas realizadas de acordo com a NR 5 – na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego.

O evento, realizado pela primeira vez de forma on-line, foi planejado com a temática #juntossomosmaisfortes e incluiu, além de palestras remotas, ações nos canteiros de obras, treinamentos, palestras, diálogos de segurança e intervenções com dinâmicas. Para isso, as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) tiveram que se reinventar e buscaram forças com todo o grupo para realizar um evento diferente de outras edições. “As equipes realmente uniram as forças. O resultado foi um evento incrível”, destaca a técnica em segurança do grupo de construtoras e organizadora do SIPAT, Fernanda Fernandes.

Temas do cotidiano como câncer de próstata, primeiros socorros, doenças sexualmente transmissíveis, controle de vetores, álcool e outras drogas, a diferença entre acidentes e incidentes também fizeram parte do debate, levando conhecimento aos colaboradores do grupo – tanto os que já retornaram à empresa como os que estão em home-office. “Tivemos também alguns eventos presenciais nas obras e todos eles foram realizados seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19”, explica Fernanda.

Ação do SIPAT Bild e Vitta

Como forma de agregar informação e atingir a todos os colaboradores, inclusive os que estavam nos escritórios e em home-office, a SIPAT ofereceu também palestras shows com temas envolvendo várias áreas. O filósofo Mário Sérgio Cortella foi um dos convidados e realizou uma palestra no dia 16 de novembro, com o tema os “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes”. “Este foi um assunto que agradou muito os colaboradores do grupo, pois foi uma pequena amostragem de como é o cenário que estamos vivendo hoje devido à pandemia. E foi exatamente neste momento que todos tiveram que se reinventar”, destaca a técnica de segurança.

Já no dia 25 de novembro, o tema discutido foi sobre as mudanças na Nova NR18 e a responsabilidade das lideranças, com o auditor fiscal aposentado Gianfranco Pampalon. “O profissional trouxe muita informação e agregou ainda mais segurança no trabalho no cotidiano do grupo”, mostrou Fernanda.

Para fechar a SIPAT 2020 e em comemoração ao dia do engenheiro e do técnico em segurança do trabalho, na sexta-feira (27/11), o autor do livro “Líder por Amor”, Angelo Otavio realizou a palestra “Alvo: qual o seu?”. E para encerrar as duas semanas de conteúdo, o músico Roger Flores fez um show ao vivo com o melhor do universo sertanejo, reunindo mais cerca de 1.200 colaboradores internos e externos, das equipes de campo, escritórios e home-office. “Conseguimos chegar na casa de cada colaborador que teve a oportunidade de curtir essa live show de encerramento. Foi um evento muito especial”, conclui Fernanda.