Luiza Romão é uma das convidadas da 40tena Cultural

Programação inclui ainda lançamento do livro “Luta antimanicomial e feminismos: formação e militância” e o último encontro de 2020 do Clube do Livro

Luiza Romão
15

A programação da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, está recheada de atrações. A primeira semana de dezembro terá o lançamento ao vivo e on-line do livro “Luta antimanicomial e feminismos: formação e militância”, mais uma edição do quadro fixo “Defenda seu Best”, com a participação da atriz e poeta Luiza Romão, e a última edição de 2020 do Clube do Livro, que encerra o ano com a discussão da obra “Primeiro Amor”, do russo Ivan Turguêniev. Todas as atividades são gratuitas e on-line e acontecem remotamente pelo Zoom, Instagram, YouTube e pela nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Melissa de Oliveira Pereira
Rachel Gouveia Passos

Na terça-feira (8/12), às 19 horas, acontece o lançamento do livro “Luta antimanicomial e feminismos: formação e militância”, das autoras e organizadoras, Melissa de Oliveira Pereira, Rachel Gouveia Passos, Adelle Nascimento, Ludmila Cerqueira Correia e Olívia Maria de Almeida. O livro ilustra o que se chama de práxis feministas antimanicomial abordando a reforma Psiquiátrica Brasileira e a emergência de pensar na saúde mental das categorias de gênero, raça e classe. As professoras Melissa de Oliveira Pereira e Rachel Gouveia Passos  estarão presentes no bate-papo on-line  que acontece na plataforma de reuniões Zoom e com transmissão direta para o Facebook, Plataforma e canal do Youtube da entidade. A mediação será da advogada, Franciele Balmant, que participou também da organização do projeto e do curso que foi realizado em Ribeirão Preto com o mesmo tema.

Franciele de Sousa Balmant

Franciele Balmant explica que o livro ajuda a entender as pessoas que adoecem mentalmente ou as que eram levadas aos manicômios. “Nossa proposta é entender o modelo psiquiátrico que parte de um sistema patriarcal, racista e eugenista nos fazendo compreender que é necessário reconstruirmos essa teoria e prática”, comenta. Ela ainda espera que as pessoas possam conhecer novas perspectivas, além de terem conhecimento para entender a importância do tema. “O tema é extremamente necessário para os dias pandêmicos em que vivemos, inclusive para ressaltar a importância da saúde mental”.

Defenda seu Best

O quadro fixo da 40tena Cultural “Defenda seu Best” traz nesta quinta-feira (10/12), às 19 horas, a poeta e atriz Luiza Romão que irá defender o livro de Christa Wolf, “Cassandra”, com mediação da artista Fernanda Machado. A obra conta a história de Cassandra, filha do rei Príamo de Tróia, que recebeu de Apolo o dom divinatório. Com lembranças da vida e inúmeros acontecimentos, a personagem conquista sua lucidez e parte para enfrentar a cegueira histórica de seus conterrâneos.

Para Luiza Romão, o livro retrata muito bem temas como a violência de gênero e dá  foco para outros personagens que não aparecem na história principal, como as amazonas. “É um livro muito gostoso de ler. É uma novela, então você consegue ler em pouco tempo”. A poeta confessou que leu a obra por indicação de uma amiga e que já pretende utilizá-la para projetos futuros. “Estou trabalhando com esses temas no meu próximo livro de poemas. É uma grande referência”, comenta.

A atividade acontece no Instagram, YouTube e site da Fundação.

Clube do Livro

Gabriela Pedrão

O tradicional Clube do Livro da Fundação encerra suas atividades de 2020 no dia 12 de dezembro (sábado), às 16h, através da plataforma de reuniões Zoom, YouTube e site da Fundação. A obra escolhida para este último encontro é “O Primeiro Amor”, do russo Ivan Turguêniev. Segundo Gabriela Pedrão, bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro, a escolha pelo título se deu por ser uma obra mais curta e os participantes gostarem bastante do autor, além de apresentar uma vertente mais leve e sentimental, combinando com o mês. “Espero que seja uma leitura tranquila para podermos finalizar o ano com essa sensação”.

As expectativas do grupo para 2021 estão altas, tanto que já anunciaram a lista de obras para o próximo ano – as sugestões foram discutidas no encontro de novembro. A bibliotecária revela que os primeiros encontros de 2021 ainda serão remotos e sem previsão de retorno para os presenciais.

Todas as atividades da 40tena Cultural são gratuitas e abertas ao público, basta acessar o perfil da Fundação no Instagram (@fundacaolivrorp) ou o link: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Luta Antimanicomial e Feminismos: formação e militância”
Com:
Melissa de Oliveira Pereira, Rachel Gouveia Passos, Adelle Nascimento, Ludmila Cerqueira Correia e Olívia Maria de Almeida e Franciele Balmant
Data: 08/12, às 19h
Plataforma:Zoom com transmissão para oYouTubee site da Fundação (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/)

Defenda seu Best, com o livro: “Cassandra”, de Christa Wolf;
Com:
Luiza Romão e Fernanda Machado
Data: 10/12, às 19h
Plataforma: Live pelo Instagram, (@fundacaolivrorp) com transmissão para oYouTubee site da Fundação (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/)

Clube do Livro, com a obra: “O Primeiro Amor”, de Ivan Turguêniev
Com:
Gabriela Pedrão, bibliotecária e coordenadora do projeto
Data: 12/12, às 16h
Plataforma:Zoom com transmissão para oYouTube e site da Fundação (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/)