Hospital Unimed Ribeirão Preto homenageia vítimas da Covid-19

7

Boletins médicos transmitidos por meio de videoconferências com familiares de pacientes, contatos diários dos enfermos por telas de smartphones com auxílio de equipe assistencial e até bênçãos de um padre por aplicativos on-line complementaram o atendimento humanizado às famílias com casos de Covid-19 no Hospital Unimed Ribeirão Preto. A rotina do hospital durante o ano de 2020 passou por situações que eram antes inimagináveis por sua equipe de trabalho. A pandemia do novo Coronavírus exigiu adaptações, muito esforço dos profissionais e uma dose extra de sensibilidade.

Nove meses depois desta experiência, o hospital fará uma homenagem de forma representativa a famílias de 20 pacientes que foram vítimas do Coronavírus. A solenidade será realizada na próxima terça-feira (29/12), a partir das 11h, no jardim externo do local e contará com um plantio simbólico de árvores, após recepção com café da manhã e de uma palestra com o psicólogo André Bordini.

A assistente social Jane Cristina Santos, uma das responsáveis pelo projeto, explica que o Hospital Unimed Ribeirão Preto escolheu fazer uma homenagem que simbolizasse a vida e por isso optou pela entrega de mudas de árvores nativas brasileiras (Quaresmeiras e Resedás). As famílias poderão plantar suas mudas no próprio jardim do hospital ou se preferirem vão levá-las para outros locais de sua escolha. “Para nós, a árvore é uma continuação da vida, um ícone de renascimento destes pacientes que partiram. Elas também trazem lembranças de amor e afeto entre os familiares”, destaca.

Jane conta que esteve e ainda permanece na linha de frente do hospital no atendimento aos casos de Covid-19 e, que junto a equipes de diferentes áreas, tem vivenciado momentos de muita fragilidade humana. Foram, segundo ela, situações que geraram aprendizados importantes para os profissionais envolvidos e um novo olhar sobre o valor da vida. “Percebemos ainda mais o quanto a vida é frágil e que devemos viver um dia após o outro, sempre de forma intensa. Também aprendemos que precisamos aprimorar a todo tempo a sensibilidade do nosso olhar para o outro”, relata.

O superintendente do hospital, Elpídio José Mieldazis, acrescenta que os profissionais do Hospital Unimed já tinham esse cuidado com os seus pacientes, mas perceberam durante a pandemia que precisavam oferecer ainda mais de si mesmos a cada pessoa internada e a cada familiar, no intuito de acolher a todos de forma legítima.

Para Mieldazis, a perda e o renascimento formam o verdadeiro sentido desta homenagem, que tem também a intenção de trazer um importante alerta à população sobre os riscos da pandemia e como ela pode ceifar vidas. “Neste momento em que estamos finalizando um ano tão difícil e aguardando um novo ano, queremos semear essa mensagem entre essas famílias e disseminá-la entre a população de Ribeirão Preto”.

O executivo destaca que, ainda mais nestes últimos dias do ano, quando ocorrem festas e confraternizações, é necessário que haja um sentido de alerta entre as pessoas, o que ele traduz como um sentimento de proteção. “Essa consciência é importante para incentivar em todos os cuidados indispensáveis para que a doença não atinja contingentes mais elevados. Para vencermos os efeitos deste vírus, é preciso a união de todos”.

“A homenagem que faremos às famílias que perderam seus entes queridos no Hospital Unimed simboliza o respeito que a nossa instituição tem por este momento de emoção da perda. Sabemos que entregamos o melhor possível, mas nem sempre é suficiente. Que cada família sinta nesta ação o apoio e abraço caloroso dos profissionais da Unimed”, finaliza o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira.

Objetivo
A ação tem como propósito mostrar que a Unimed Ribeirão Preto compartilha, de fato, do momento difícil vivenciado pelas famílias e ressaltar aos que ficam, a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias de vidas interrompidas.

O evento acontecerá mediante aprovação de cada família. “Trata-se também de uma maneira das famílias serem confortadas, porque muitas nem puderam se despedir de seus entes queridos da forma como gostariam”, finaliza a assistente social Jane Cristina dos Santos.

Medidas de segurança
A homenagem seguirá todos os protocolos de segurança executados pela equipe do Hospital Unimed Ribeirão Preto, bem como normas rígidas previstas por autoridades nacionais e locais, mantendo o distanciamento social.

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto
Com o foco total no paciente, o Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com estrutura de excelência e uma equipe multiprofissional pautada pelos mais modernos protocolos assistenciais, prezando pela humanização no atendimento, com segurança e eficiência.