Secretaria da Educação trabalha no planejamento escolar para o ano letivo 2021

Cronograma completo sobre a volta às aulas será apresentado em coletiva de imprensa no dia 25 de janeiro

F L Piton/PMRP
2

A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto trabalha no planejamento escolar para o ano letivo que se inicia no mês de fevereiro. As reuniões acontecem desde o segundo semestre de 2020 e conta com a participação do secretário da pasta, Felipe Elias Miguel, e da equipe técnica, com o objetivo de avaliar o processo educacional e estabelecer as metas a serem cumpridas.

Em todo o território nacional, estudantes da educação básica da rede pública (estadual e municipal), estão com aulas presenciais suspensas desde março de 2020, em decorrência da covid-19. Os sistemas de ensino estão dedicados à adoção de medidas para mitigar os reflexos negativos dessa suspensão e à elaboração do plano de retomada das aulas presenciais.

“O planejamento escolar não se restringe somente ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina, ele vai muito além, inclui a contratação de professores, o transporte escolar, a alimentação, o material didático, o material escolar e a estrutura dos espaços”, explica o Secretário.

Em 2021, Ribeirão Preto passará a contar com mais 15 escolas, sendo sete em construção e oito prontas, além de ter contratado 1.311 docentes desde 2017. Na semana passada, a Administração Municipal autorizou o chamamento de mais 156 professores para compor o quadro de funcionários.

Ainda segundo o secretário, o planejamento escolar deste ano também será definido de acordo com as normativas referentes à Covid-19. “Todas as nossas ações serão pensadas no acolhimento seguro dos alunos, professores e funcionários”, disse.

Volta às aulas
O retorno escolar da Rede Municipal de ensino será no dia 8 de fevereiro para os alunos do Ensino Fundamental, e no dia 1º de março, para a Educação Infantil. O sistema será em forma de rodízio, cumprindo todas as medidas sanitárias, com uso de EPIs, que incluem máscaras, álcool em gel, aventais e face shield. O cronograma completo da volta às aulas será apresentado em coletiva de imprensa no dia 25 de janeiro.