40tena Cultural apresenta bate-papo com editora Aleph e Clube do Livro

História da Editora Aleph, conhecida como uma das maiores do país, será contada pelo CEO Adriano Fromer, durante encontro na 4ª feira, 27/01, às 20h

Adriano Fromer
14

A programação da última semana de janeiro da 40tena Cultural – projeto criado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, traz um encontro com Adriano Fromer, CEO da editora Aleph, para uma abordagem sobre o mercado editorial e a história de sucesso da empresa, conhecida como uma das maiores do País no setor. A programação traz também no sábado (30/01), o primeiro encontro do Clube do Livro que neste mês irá discutir a obra “A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery,

Daniel Lameira

O bate-papo “Uma velha utopia: Editora Aleph”, com Adriano Fromer, acontece nesta quarta-feira (27/01), às 20 horas. Mediado por Daniel Lameira, a atividade irá abordar a história da Editora Aleph, o atual momento das editoras e ainda uma retrospectiva de como foi a década de 90. “Somos uma empresa de livros sobre ficção científica. Sempre imaginávamos essa utopia. Mas hoje está mais para distopia do que utopia”, brinca Adriano Fromer fazendo referência ao autor de ficção científica, William Gibson: “O futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído”. Segundo ele, o autor quis dizer que hoje estamos vivendo a ficção científica de 30, 40 ou 50 anos atrás.

Adriano Fromer destaca que foi preciso cerca de 18 anos para as pessoas compreenderem o momento das editoras. Para ele, o momento da pandemia foi um dos principais picos de venda das obras de ficção, com livros ‘antigos’ sendo distribuídos após muito tempo de lançamento. Sobre o futuro, ele revela que a tecnologia não deve ter influenciado o aumento de vendas. “Não garanto 100% que as novas tecnologias elevaram as vendas das obras presentes no catálogo. Mas sim a leitura e o acesso dela cresceu”, destaca Adriano.  O encontro acontece no no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e plataforma (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/).

Clube do Livro

Gabriela Pedrão

O tradicional encontro do Clube do Livro terá sua primeira edição de 2021 neste sábado, dia 30/01, às 16h, com a discussão da obra da romancista, Muriel Barbery: “A elegância do ouriço”. A atividade é mediada pela bibliotecária Gabriela Pedrão e acontece na plataforma de reuniões ZOOM – o link será disponibilizado na BIO do Instagram da Fundação.

Gabriela Pedrão explica que o próprio grupo decidiu a escolha pelo livro da autora que um grande sucesso na França durante seu período de lançamento (2006). “A obra é um retrato do cotidiano, em que ela conta a história por diversos pontos de vista”. Para ela, o livro a agrada justamente por ter esses lados da mesma história por pessoas normais e os participantes se identificarem com isso. “Gosto muito dessas visões de famílias, de pontos de vistas diversos.”, revela Gabriela.

SERVIÇO

Bate-papo: “Uma velha utopia: Editora Aleph”
Com Adriano Fromer (CEO da Editora Aleph) e mediação de Daniel Lameira (editor e consultor criativo)
Data: 27 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Plataformas de edição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

Clube do Livro com a obra “A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery
Mediação de Gabriela Pedrão (bibliotecária)
Data: 30 de janeiro (sábado)
Horário: 16h
Plataformas de edição: ZOOM, YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)