Ribeirão Preto inicia vacinação de idosos internados em asilos

Além dos idosos, já foram vacinados 5.761 trabalhadores da saúde da cidade

Movimentação de idosos no posto da 612 Sul para Vacinação contra Influenza. © Marcello Casal JrAgência Brasil
4

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta quarta-feira (27), a vacinação contra o coronavírus de idosos internados nas Instituições de Longa Permanência e funcionários dessas entidades.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imunização, foram destinadas 2 mil doses para a imunização desse grupo. Os demais, serão comtemplados assim que a cidade receber mais doses da vacina.

“As diretrizes do Ministério da Saúde orientam a vacinação dos idosos e dos trabalhadores dessas instituições e esse trabalho começa a ser desenvolvido em todos os lares de idosos da cidade”, explica Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do departamento.

Vacinação

A atualização na vacinação contra o covid-19 desta quarta-feira (27), demonstra que Ribeirão Preto já aplicou 5.761 doses, 4.124 entre rede municipal e hospitais públicos e privados e 1.637 no Hospital das Clínicas.

Vacina de Oxford

Ribeirão Preto recebeu 9.680 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Astra Zeneca, que serão distribuídas nos hospitais públicos e privados, bem como serviços públicos de saúde. Essa remessa complementará a primeira fase da imunização dos profissionais de saúde da cidade, estimado em 32 mil.

Com o recebimento desse lote de vacinas, Ribeirão Preto soma em torno 22 mil doses recebidas.

“Com essas doses recebidas, comtemplaremos, ao longo dessa semana os profissionais da saúde, mas é bom que se diga que esse universo de 32 mil trabalhadores da saúde é baseado no que aplicamos de vacinas da gripe nesse público, porém, ainda temos os profissionais liberais, médicos em consultórios, clínicas, entre outros. Nesse momento, estamos priorizando os hospitais e depois teremos que concluir a vacinação para os demais trabalhadores da saúde”, explicou Luzia Márcia.

Todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto estão preparadas para a vacinação dos demais idosos e o restante da população da cidade e a expectativa está nas 4,8 milhões de doses da Coronavac já liberadas pela Anvisa, para dar continuidade à vacinação da população.