Unimed Ribeirão Preto alerta sobre pior momento da pandemia no município

3

A Unimed Ribeirão Preto realizou levantamento de dados referentes à Covid-19 na cidade e apresenta comparativo dos números analisados nos primeiros 25 dias de janeiro de 2021 versus período da pandemia em 2020 (março a dezembro). Com base nos resultados obtidos, a cooperativa médica faz um apelo à população sobre a importância da atitude consciente e do comprometimento de cada cidadão para que a transmissão do novo Coronavírus seja contida, principalmente neste momento em que a pandemia está no seu pior momento.

A apuração levou em conta os pontos de atendimento próprios (CAC – Centro de Atendimento Coronavírus 24 Horas da avenida Nove de Julho, Hospital Unimed Ribeirão Preto, e unidade de atendimento de urgência e emergência infantil, localizada na unidade Unimed 24 horas, junto ao Hospital São Paulo). Só nos primeiros 25 dias do mês foram registrados 2.146 casos positivos confirmados na Unimed, número mais alto até do que nos meses de julho e dezembro/2020, que até então eram os picos de atendimentos.

O agravamento da doença se manifestou após festas de final de ano e viagens de férias, bem como as aglomerações recorrentes e o descumprimento de regras básicas necessárias, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social adequado.

Segundo o diretor geral – CEO da Unimed Ribeirão Preto, Julio Cesar Paim, a maior conscientização da população sobre a criticidade do momento é fundamental para que todos se conscientizem sobre o papel de cada indivíduo para a segurança coletiva.

“A cada dia deste novo ano temos nos deparado com o aumento no número de atendimentos e casos positivos da doença. E, como consequência, aumenta também a quantidade de pessoas que precisam de leitos em hospitais, públicos e particulares, o que é muito preocupante. Precisamos interromper a curva de crescimento de novos casos e evitar o aumento da fadiga de serviços, que estão há 11 meses combatendo a pandemia e salvando vidas”.

O CEO destaca que o desempenho da contenção dos números da Covid-19 neste primeiro trimestre do ano é fundamental para que o processo de vacinação possa avançar. “A cobertura da vacina será lenta e em hipótese alguma é possível baixar a guarda nesta etapa da batalha”, complementa Julio.

Para o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira, o propósito da cooperativa com essa comunicação aberta é auxiliar na conscientização das pessoas quanto à necessidade da atitude responsável para uma reversão do cenário da pandemia. “Os serviços precisam dar conta também das demais doenças graves e situações de emergência que não podem esperar. É preciso que todos entendam o seu papel nesta luta. Essa é a conscientização que esperamos da população”, descreve.

Prestação de contas
Considerando janeiro de 2021, até o último dia 25, foram realizados 8.651 atendimentos pela cooperativa médica. No mesmo período, são 74 internações de casos positivos. Ao todo, em 2020, foram 41.267 atendimentos, sendo 625 internações. A previsão é que até 31 de janeiro sejam mais de 10 mil atendimentos, dos quais 40% deverão ter o diagnóstico confirmado.

Em 2020, os números de pessoas atendidas foram: dezembro (7.542), novembro (4.821), outubro (4.230), setembro (5.103), agosto (5.379), julho (6.785), junho (4.066), maio (1.313), abril (1.375), março (653). Hoje, a Unimed conta com 350 profissionais atuando na linha de frente do atendimento Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a Unimed Ribeirão Preto implementou uma cultura de enfrentamento à doença, visando minimizar impactos e oferecer um atendimento completo aos pacientes. Essa conduta foi alicerçada seguindo quatro grandes diretrizes: 1) segurança dos médicos, colaboradores e equipes de saúde; 2) segurança e assistência de qualidade aos clientes; 3) ampliação de estruturas e oferta de novos serviços; 4) cuidado com a comunidade em geral.

Entre as medidas adotadas, uma das principais foi a criação de uma unidade dedicada exclusivamente ao atendimento de sintomas da Covid-19: o CAC – Centro de Atendimento Coronavírus 24 horas, na avenida Nove de Julho, 222, visando garantir um melhor atendimento aos seus clientes.

O Hospital Unimed Ribeirão Preto foi preparado com uma área totalmente isolada para o atendimento de casos de Covid-19, que conta com a dedicação e a competência de equipe médica e assistencial de excelência somada à tecnologia e a protocolos clínicos de ponta.

O atendimento de urgência e emergência infantil, localizada na unidade Unimed 24 horas, junto ao Hospital São Paulo, foi estruturado para realizar a triagem de crianças com sintomas suspeitos da doença.

Neste contexto, também foi criado o serviço de consulta médica à distância, o Pronto Atendimento Digital, para clientes com sintomas leves de gripe ou resfriado, disponível em www.padigitalunimed.com.br.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto
Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes os melhores serviços para proporcionar mais qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento aos seus mais de 150 mil clientes: Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem e Departamento de Saúde Ocupacional (DSO), além de ampla estrutura de hospitais credenciados, prontos-atendimentos, laboratórios e ambulâncias, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos. Inaugurado em 2016, o Hospital Unimed Ribeirão Preto, voltado para alta complexidade, trouxe para a cidade 140 leitos clínicos e de UTI, com cinco salas cirúrgicas equipadas com a mais alta tecnologia para atendimentos complexos.