No enfrentamento à violência, Secretaria da Assistência Social cria canal para denúncias via whatsapp

Foram incluídos um telefone, site e e-mail para que as pessoas possam entrar em contato e fazer denúncia anonimamente.

Divulgação/PMRP
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Garantir o acesso às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade. Com esse objetivo, a Secretaria de Assistência Social ampliou os canais de comunicação para a realização de denúncias. É possível comunicar 24 horas por dia, sete dias por semana, agora inclusive pelo Whatsapp.

O fale assistência Social é uma parceria com o instituto Limite de Ribeirão Preto/SP, contratada para realizar o serviço em parceria com a prefeitura municipal.

Para isso, a secretaria disponibiliza o Fale Assistência Social (FAS), canal de recebimento de denúncias que registra e encaminha aos órgãos competentes, para apuração e se necessário atendimento, para pessoas em situações de vulnerabilidade e/ou com violação de direitos. A denúncia é realizada pelos telefones 161 e 0800-773016.

Entre outros temas, é possível denunciar exploração, violência, negligência com criança e/ou adolescente, violência doméstica contra mulheres, idosos e pessoas com necessidades especiais, preconceito contra população LGBTQIAP+, mendicância e vulnerabilidade social.

Mais opções
A secretaria disponibiliza também outras formas de atendimento. Entre elas, o telefone 16-3610-0687, número que recebe além das ligações, mensagens através do WhatsApp. É possível ainda denunciar pelo site http://www.fasdenuncia.ribeirao.br/ ou pelo e-mail fas161rp@gmail.com.

Para a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa Gregoldo, abrir diversos canais de comunicação para a população é fundamental para a prestação de um serviço de qualidade.

“Precisamos acompanhar as tecnologias e estarmos disponíveis para que as pessoas se sintam à vontade para denunciar o que vê pelas ruas. É fundamental o engajamento da população neste esforço em fazer valer os serviços disponíveis da Secretaria de Assistência Social”, conclui.