No primeiro dia, Ribeirão Preto vacina mais de 800 idosos com mais de 90 anos

Sistema de agendamento de vacinas já recebeu 1.611 cadastros pela internet e telefone; vacinação prossegue até sexta-feira, dia 12

Alexandre de Azevedo/PMRP
11

O primeiro dia de vacinação destinada a idosos com 90 anos ou mais em Ribeirão Preto, parte integrante do Plano Estadual de Vacinação, imunizou, com a primeira dose, 863 idosos nos 36 postos ativos em Ribeirão Preto.  A estimativa é vacinar em torno de quatro mil idosos até sexta-feira, 12 de fevereiro, último dia da imunização para essa faixa etária.

Até às 17h desta segunda-feira (8), 1.611 idosos já haviam agendado a vacinação via internet ou pelos telefones exclusivos para essa finalidade.

A Secretaria Municipal da Saúde adotou o critério de agendamento de dez idosos por hora, para não causar aglomeração nos postos de vacinação.

“O sistema de agendamento, que é rápido e fácil, está sendo bastante eficaz, e o processo de vacinação nessa etapa está transcorrendo com muita tranquilidade e organização”, disse a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos.

Para se vacinar, o idoso deverá se cadastrar pela internet ou pelos telefones (16) 3977-9441 e (16) 39779442.    É possível escolher data, horário e local para a vacinação (de segunda-feira, dia 8, até sexta-feira, dia 12).

Em ambas as opções de agendamento é necessário fornecer dados de identificação e comprovante de residência.

Um protocolo individual, gerado após a finalização do procedimento, é emitido para os idosos e deve ser apresentado por eles no momento da vacina.

Idosos acamados

O Serviço de Atenção Domiciliar iniciou simultaneamente, nesta fase, a vacinação de idosos de 90 anos ou mais que se encontram acamados em suas residências, isto é, que não possuem condições de saúde de se locomoverem até os postos de vacinação. A expectativa é imunizar um público com cerca de 600 idosos nessa situação, a partir de 60 anos, durante toda a campanha.

Os idosos dessa faixa etária, acamados, podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar. Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.