Transerp adota nova sinalização na avenida do Café

Marcação de área de conflito foi pintada no cruzamento entre as avenidas do Café e Elpídio Gomes

Alexandre de Azevedo/PMRP
4
A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, implantou nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a terceira sinalização de Marcação de Área de Conflito (MAC) no município. Desta vez, a pintura de solo foi realizada no cruzamento da avenida do Café com a avenida Elpídio Gomes, na região Oeste.

A implantação da nova sinalização foi possível após levantamentos e estudos técnicos, os quais constataram a necessidade de uma Marcação de Área de Conflito veicular no cruzamento da via, onde trafegam condutores oriundos do Campus da Universidade de São Paulo (USP) em direção ao Terminal Rodoviário.

Conforme as leis de trânsito, as MACs servem para sinalizar locais de interseção onde correntes de tráfego cruzam entre si. Assim, mediante sinalização de solo na cor amarela, evidencia-se a área de possível conflito veicular do cruzamento possibilitando aos condutores evitar colisões, bem como trancar o trânsito da via transversal caso avance com seu veículo para cima da marcação da área de conflito.

O departamento de Educação de Trânsito da Transerp alerta que parar sobre o MAC é cometer uma infração média, devido à proibição de parada na área de cruzamento de vias, por conta do prejuízo para a circulação de veículos que vêm das vias transversais, o que acarreta problema de fluidez no trânsito.

“Um dos destaques desta nova sinalização que implantamos é o estímulo da utilização das travessias somente nas faixas de pedestres. É mais um complemento para a segurança de condutores, ciclistas e pedestres que trafegam por essa movimentada região, principalmente, nos horários de pico”, afirma o superintendente da Transerp, Marcelo Santos Galli.

Outros cruzamentos com MAC:

  • rua Chile com a avenida Leais Paulista (região Sul)
  • rua General Câmara com a rua Rio Paraguaçu (região Norte)

Programa Ribeirão Mobilidade

Em dezembro de 2020, a Prefeitura de Ribeirão Preto entregou na avenida do Café as obras do primeiro corredor de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade. Ao todo, o corredor conta com 3,3 quilômetros de ciclovia, além de calçadas com piso tátil.