40tena Cultural apresenta bate-papo sobre o Sarau do Binho e contação de história com Poliana Savegnago

Atividades acontecem nos dias 10 e 13 de fevereiro e são promovidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Sarau do Binho (Foto: João Claudio de Sena)
11

A programação desta semana da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresenta duas atividades: o bate-papo Sarau do Binho: resistência e poesia na Zona Sul de São Paulo, na quarta-feira (10/02), e contação da história de Mia Couto, “O beijo da palavrinha”, com a atriz Poliana Savegnago, no sábado (13/02). A agenda da semana oferece discussão sobre sarau e entretenimento para a criançada, transmitidas pelas redes socais da entidade: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e plataforma (www.fundacaodolivroeleiturarp.com). A participação é gratuita.

Kamila Andrade, mediadora da atividade Sarau do Binho (Foto: Sté Frateschi)

A agenda começa na quarta-feira (10/02), às 20 horas, com um bate-papo descontraído sobre poesia e literatura com o Sarau do Binho, que existe há 18 anos na zona sul de São Paulo, promovendo a articulação e o intercâmbio de informações relacionadas às várias manifestações culturais da região de Campo Limpo. É um encontro que reúne pessoas ligadas a várias linguagens culturais, como poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores e outros.

Neste encontro da 40tena Cultural, o público pode esperar um bate-papo informal, com histórias e, claro, muita poesia, é o que garante o poeta, articulador cultural e idealizador do Sarau do Binho, Robinson de Oliveira Padia, o Binho. “Nossa expectativa é compartilhar um pouco sobre nossa história, nossas conquistas e desafios e expandir para além da nossa área, da nossa cidade”. O encontro será mediado pela MC, arte educadora, cantora e compositora, Kamila Andrade.

Contação de Histórias

Poliana Savegnago (Foto: Sté Frateschi)

No sábado (13/02), às 16h, a programação é voltada para toda a família com a contadora de histórias Poliana Savegnago, que participa da programação contando a história “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, autor homenageado pela 20º FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada em agosto. Poliana Savegnago explica que, por gostar do autor, foi fácil escolher a obra de literatura infantil. “É um livro que utilizo muito para criar o hábito e afeição por literatura nas crianças. É uma obra que traz muitos estímulos visuais e auditivos para o público infantil”, explica. A atriz espera que o encontro neste sábado estimule e fomente o bem-estar e reflexões em todos os participantes. “Espero que as pessoas deem um tempo na rotina para acompanhar a atividade. E que elas tenham curiosidade em conhecer mais sobre a obra e o autor”.

Poliana Savegnago é atriz, contadora de histórias, educadora, brincante e pesquisadora da Cultura Tradicional da Infância. Integrou o Grupo Teatral Engasga Gato por 11 anos, participando de todas as suas montagens e realizações de 2007 a 2018. Desde 2007 dedica-se às vivências tradicionais da Cultura Brasileira, através da transmissão de saberes de diferentes mestres de todo Brasil.

SERVIÇO:
Bate-papo Sarau do Binho: resistência e poesia na Zona Sul de São Paulo
Data: 
10 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

Contação de Histórias: “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto
Com Poliana Savegnago, contadora de histórias

Data: 13 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)