Secretaria da Educação realiza capacitação de professores

Docentes de Educação Física que atuam na Secretaria de Esportes tiveram treinamento sobre os protocolos sanitários publicados no Decreto Municipal n.º 16

F L Piton/PMRP
1

A Secretaria da Educação realizou, na semana passada, uma capacitação on-line para os 34 professores de Educação Física que atuam na Secretaria de Esportes. O treinamento teve como foco o decreto municipal n.º 16, publicado no dia 27 de janeiro, que define as regras para a retomada segura das aulas presenciais. Os professores foram orientados e preparados para o cumprimento destes protocolos, em consonância com o retorno das atividades esportivas.

 

“O objetivo da capacitação vem ao encontro da programação da retomada das atividades esportivas, que está sendo planejada pela Secretaria de Esportes. Nós repassamos o plano de retomada, o decreto municipal e todos os apontamentos necessários para que estejamos alinhados e cumprindo todas as regras que dispõem sobre a Covid-19”, declarou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

 

Impactos da pandemia COVID-19 no esporte — A atividade esportiva contribui para o desenvolvimento econômico e social em todo o mundo. Estudos internacionais compilados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que a receita global movimentada com o esporte é de aproximadamente 756 bilhões de dólares, e a cada US$ 1 movimentado diretamente com esporte, US$ 2,5 são movimentados indiretamente com todo o mercado que o circunda, gerando renda a milhões de pessoas. Além disso, a suspensão dos treinamentos, jogos e campeonatos também impacta muitos benefícios sociais relacionados aos eventos esportivos, como a coesão social, apelo emocional, social e identificação dos fãs com atletas e o esporte, que levam a uma maior prática de atividades físicas. O esporte é uma ferramenta valiosa para comunicação e conexão de comunidades e gerações inteiras de pessoas, e desempenha papel relevante no desenvolvimento e transformação social de muitas pessoas.