Licopeno: Conheça os Benefícios da Suplementação

O licopeno, assim como todos os carotenoides, é um antioxidante bastante eficaz, sendo capaz de combater a ação dos radicais livres, no entanto, o organismo não pode sintetizá-lo.

Divulgação
13

Por isso é importante obter o licopeno sob forma de suplementação, pois é essencial para a saúde de vários órgãos, como próstata, cólon, fígado, pele e pulmões.

O que é licopeno?

O licopeno é o responsável pela cor vermelha de algumas frutas e legumes.

Por ele ser um pigmento carotenoide, possui ação antioxidante que é eficaz no combate dos radicais livres.

Procure empresas especializadas no assunto, a BioHigh apresenta informações para que você conheça sobre o suplemento, antes de adquirir.

O licopeno auxilia na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, uma vez que possui agentes que protegem as células dos radicais livres.

Além disso, é necessário que as pessoas o obtenham por meio da alimentação para se beneficiar de todas as suas propriedades.

Insolúvel na água, é transportado pelos lipídios do sangue e se acumula em determinados órgãos, em particular no fígado e na próstata.

Quais os benefícios?

O licopeno é um antioxidante cujos benefícios são vantajosos à saúde do homem, da mulher e da criança. Conheça os principais:

  • Saúde dos olhos: previne a síndrome de degeneração macular e catarata;
  • Menor risco de câncer: vários estudos mostraram que o licopeno ajuda na redução do risco de câncer da próstata, além de reduzir de forma significativa sua agressividade;
  • Saúde dos dentes e gengivas: graças às suas propriedades antibacterianas naturais, contribui na manutenção da saúde bucal;
  • Alívio dos sintomas da asma: alguns estudos mostram que o licopeno ajuda a diminuir a passagem dos glóbulos brancos nas vias respiratórias, assim prevenindo as crises de asma;
  • Antioxidante: age contra os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos, por conta da deterioração do colágeno. Como antioxidante, o licopeno ajuda a manter a pele saudável e retardar o surgimento de rugas;
  • Previne doenças cardíacas: a doença cardíaca é muitas vezes resultado de má alimentação e processo de envelhecimento, onde o licopeno favorece a saúde do coração, ajudando a manter a pressão arterial em condições normais;
  • Redução dos níveis de colesterol: ajuda a diminuir os níveis de colesterol e impedir a oxidação do colesterol ruim, o LDL. É justamente essa oxidação que causa a arteriosclerose, caracterizada pelo acúmulo de depósitos de gordura nas paredes das artérias.

Ainda por conta das suas propriedades antioxidantes, pode reduzir o risco de osteoporose, evitando a perda óssea.

Por que fazer o uso deste suplemento é importante?

Como já foi dito, o corpo humano não é capaz de produzi-lo, e nem sempre as quantidades obtidas por meio de alimentos é suficiente para garantir a manutenção da saúde.

Divulgação

Sua principal propriedade é ser antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres, logo protegem as células e evitam uma série de doenças.

Apenas reforçando alguns dos seus benefícios à saúde:

  • Melhora a visão;
  • Regula a pressão arterial;
  • Previne o câncer de próstata;
  • Reduz as taxas de colesterol;
  • Atua no envelhecimento precoce da pele;
  • Dificulta o acúmulo de gordura nas artérias;
  • Auxilia na prevenção de outros tipos de câncer, como ovários e mama, por exemplo.

Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios do licopeno, e, infelizmente, as pessoas não o obtêm na dose suficiente, sendo então altamente recomendado sua suplementação.

Mas é sempre importante continuar com uma dieta saudável e equilibrada, e se possível, continuar consumindo alimentos que contêm licopeno, como tomate, goiaba, cenoura, mamão, etc.