Centro de convivência do Jardim Marchesi recebe R$ 4 mil em materiais lúdicos

Doação foi feita por um grupo de construtoras para as atividades pedagógicas de 2021

Divulgação
5

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes do Jardim Marchesi, ligado ao Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, recebeu R$ 4 mil em materiais lúdicos, doados pela Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora.

A doação ao Núcleo Marchesi faz parte de um projeto que o grupo de construtoras realiza há dois anos: o valor que seria investido, em dezembro, com decoração de Natal, foi repassado para 11 instituições sociais que cuidam de crianças carentes de algumas cidades onde as construtoras atuam, entre elas Ribeirão Preto.

“Este é o segundo ano que investimos em educação em algumas cidades que atuamos. Esse é o nosso propósito, colaborar com ações positivas em nosso ecossistema através do apoio à educação, como um pilar de sustentação”, declara José Camarero Neto, diretor das construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora.

Francisco “Chico” Pezzuto, encarregado do Núcleo do Jardim Marchesi, ressalta a importância das parcerias. “Aqui é o único local do bairro com essa estrutura, nosso espaço é preparado com muito carinho. A Bild e a Vitta Residencial vêm viabilizando já há algum tempo melhorias estruturais extremamente importantes, como a quadra, a sala de computação, os materiais. Nós só temos a agradecer”.

Um dos grandes desafios da atual gestão, que tem por meta fazer da Semas uma estrutura colaborativa e participativa, é estabelecer cada vez mais parcerias com a iniciativa privada, para que sejam realizadas melhorias em todos os 14 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes.

Daniel Siqueira, coordenador dos núcleos, ressalta os esforços para buscar mais parceiros. “Nós entendemos que a parceria com a iniciativa privada é fundamental para que consigamos melhorar ou aprimorar as estruturas dos nossos equipamentos. Nosso desejo é que tenhamos mais padrinhos como a Bild e a Vitta em todos os outros núcleos. Não vamos medir esforços e vamos abrir todos os canais de comunicação para estabelecer mais parcerias como esta”.

Renata Corrêa Gregoldo, secretária municipal da Assistência Social ressalta a importância de parcerias como esta. “Ter a participação das empresas e da sociedade civil como um todo promove ainda mais o sentimento de pertencimento em relação à cidade, potencializando ações em sua abrangência e eficácia. Todos ganham”.

A parceria com a construtora, segundo a secretária, mostra a seriedade e o compromisso da Semas em atender a população em seus equipamentos. Essas empresas já fizeram várias melhorias no núcleo do Jardim Marchesi, continuam fazendo e já tem orçamento para fazerem ainda mais, como a grade e a tela da quadra. “Isso revela a seriedade e comprometimento com que a Assistência Social atende crianças e adolescentes através dos seus núcleos. É gratificante, estamos no caminho certo”, conclui.

Fortalecimento de vínculos

O núcleo visa o atendimento às crianças e aos adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e 11 meses, no contraturno escolar, oferecendo atividades socioeducativas complementares à escola, em atividades diárias nas áreas de esporte, cultura, lazer e cidadania.

O trabalho é desenvolvido em 14 equipamentos, localizados em áreas periféricas, facilitando acesso e frequência às atividades de orientação social e grupal. A comunicação entre crianças e adolescentes com educadores sociais e coordenadores também é regra do SCFV, que tem papel importante para a identificação e apoio no comportamento de seus frequentadores.

A experiência diária com os usuários do serviço é importante para a discussão e a busca conjunta por estratégias na evolução e crescimento socioeducativo, sociocultural e de cidadania de crianças e jovens, sempre com foco no futuro.