Semana da 40tena Cultural traz oficina sobre educação e poesia com Daniel Minchoni

Atividade com o poeta Daniel Minchoni será dividida em dois momentos, com a primeira parte acontecendo na 5ª feira (18/02)

Daniel Minchoni
12

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza mais uma semana com atividades gratuitas da 40tena Cultural. Nesta semana, a programação traz duas atrações: na quinta-feira (18/02), às 19h30, acontece a primeira aula da oficina “Educação pela pedra: poesia como caminho para mudança”, com o poeta Daniel Minchoni – dividida em duas etapas e com direito a certificado. Já no sábado (20/02), os participantes do Núcleo de Contação de Histórias se reúnem para o primeiro encontro do ano.

A oficina “Educação pela pedra: poesia como caminho para mudança” será transmitida pela plataforma de reuniões Zoom e será necessário inscrição antecipada que deve ser feita pela plataforma da Fundação (www.fundacaodolivroeleiturarp.com/). O tema da atividade é uma homenagem ao poema de João Cabral de Melo Neto que discute a possibilidade da poesia como ferramenta educativa. A oficina abordará a função ética, estética, política e poética de transformação, através da linguagem, passando por dois cenários que contribuem com isso: o slam e o sarau.

As duas atividades, ministradas por Daniel Minchoni, serão focadas em exercícios, sempre abordando a poesia como um ato de transformação. “Acredito que só aprendemos sobre poesia através do exercício da linguagem. Vamos utilizar os disparadores ou movimentos de poesia falada”, revela o poeta. A primeira aula, que acontece nesta quinta-feira, abordará cada movimento de poesia e como elas podem ser ferramentas de mudança, não só de transformações sociais, mas como possibilidade de uma comunicação mais complexa. “Conversaremos sobre o sarau, que é um marco inaugural partindo de São Paulo e que traz a poesia para as quebradas”, comenta Michoni. A segunda oficina acontece na próxima semana, no dia 25/02.

Núcleo de Contadores

Tânia Alonso

O tradicional Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto terá seu primeiro encontro de 2021 neste sábado (20/02), às 10h, através da plataforma de reuniões ZOOM (o link está disponibilizado na BIO do Instagram da instituição). A atividade terá um formato diferente das demais do ano passado: neste primeiro encontro quem irá comandar o grupo será a atriz e contadora de histórias, Tânia Alonso, que contará também com a participação de contadores convidados, entre eles, Renata Martelli, Juliana Marques e Arnaldo Junior. Todos terão como tema de suas histórias, a “morte”.

Segundo Tânia Alonso, a escolha aconteceu pelo momento pandêmico do mundo e com o crescente número de mortes. “Por ainda estarmos vivenciando a pandemia e, infelizmente, muitas mortes, o medo, a ameaça e a dor da perda de alguém amado, então escolhi esse tema. Mas não a morte como apenas essa questão trágica, mas também uma provocação, comenta Tânia.

SERVIÇO:

Oficina aula 01 | “Educação pela pedra: poesia como caminho para a mudança”
Com Daniel Minchoni, poeta
Data: 18 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM, apenas para inscritos (link para inscrição: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/).

Núcleo de Contadores de Histórias – tema “morte”
Com Tânia Alonso (contadora de histórias e atriz), com a participação dos convidados Renata Martelli, Juliana Marques e Arnaldo Junior (contadores de histórias).
Data: 20 de fevereiro (sábado)
Horário: 10h
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/84970139565?pwd=NVl5T1lmNElELzNjTzFTTUdKWFFZdz09 (link disponível também na BIO do Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto).