Sede da GCM será transferida para local estratégico

Mudança para prédio localizado entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Fábio Barreto vai garantir mais segurança para a região central

Divulgação
3

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, recebeu do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, a doação do prédio da CATI – Escritório de Desenvolvimento Rural para instalação da nova sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

“Após vários estudos realizados, o local foi apontado como estratégico devido a sua localização central para atuação dos guardas metropolitanos municipais”, disse o chefe do Executivo.

Localizada na avenida Fábio Barreto, a futura sede da GCM contará com 3.296 metros quadrados de área construída. Além disso, a medida contribuirá também para o projeto de revitalização e segurança do centro da cidade.

“Além do benefício da revitalização, vamos transformar o local em um centro de qualificação e formação não só dos guardas de Ribeirão Preto, como da região metropolitana”, comemorou Domingos Antonio Fortuna Filho.

Investimentos GCM
A segurança pública de Ribeirão Preto ganhou atenção especial durante os últimos quatros anos para oferecer mais tranquilidade à população. A prefeitura, ciente da necessidade de investir no setor, tornou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) um importante aliado da sociedade.

Base Móvel
A segurança da região do quadrilátero central ganhou reforço no mês de dezembro com a presença da base móvel da GCM em um ponto estratégico. Instalada na Praça XV, ao lado da fonte luminosa, a base funciona 24 horas e conta com câmeras de monitoramento e estrutura completa de apoio aos três guardas que atuam com ações de patrulhamento no local.

Renovação da frota
No início de dezembro, a GCM recebeu quatro veículos para renovação da sua frota de viaturas. As quatro Duster, totalmente equipadas e com novo layout de pintura, chegaram para substituir viaturas que circulavam há mais de 10 anos e são as primeiras de um total de 16. Os veículos serão utilizados na ronda escolar e como apoio em patrulhamentos.

Novos GCMs
A atuação da GCM também foi reforçada nos últimos anos com o chamamento 48 novos guardas municipais (41 homens e sete mulheres). Eles foram aprovados no processo seletivo realizado em 2017, que reuniu os aprovados no concurso para Guarda Civil Municipal de 2013, mas que não haviam sido chamados na administração anterior. A contratação permitiu um aumento de 22,5% no efetivo, que passou para 261 GCMs.

Guardiã Maria da Penha
A Prefeitura de Ribeirão Preto, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deram um importante passo para o combate à violência doméstica no município. A assinatura de um termo de cooperação entre os entes instituiu o projeto “Guardiã Maria da Penha”, consolidando o trabalho efetivado pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto, no atendimento a mulheres com medidas protetivas.

Novos Uniformes
Para investir nos recursos humanos da GCM, a prefeitura empregou R$ 106 mil na aquisição de novos uniformes para todo o efetivo, composto por camisa com a targeta de identificação, calça e boné, capa de colete, jaqueta de frio, cinturão ergonômico completo (coldre, capa de segurança, porta-algemas, porta-gás, porta-tonfa e fiel retrátil), bota cano curto e camiseta para o uniforme de verão.

Novas Armas
Foram investidos R$ 164 mil na aquisição de 50 pistolas semiautomáticas, calibre 380, modernizando em 50% o armamento do efeito. Além do armamento, foram adquiridos 48 coletes balísticos e mais de 19 mil munições, que não eram substituídas há oito anos. Em 2019, outras três armas longas calibre 12, foram adquiridas para a corporação.

Drone
Equipamento de última geração, o drone garantiu à GCM mais recursos para o patrulhamento da cidade, como vigilância em grandes eventos, locais de difícil acesso, grandes aglomerações, além de ações de inteligência e tecnologia em segurança pública. Com o drone, a GCM realiza cerca de oito operações por mês, além de oferecer mais segurança e apoio a ações de outras secretarias de Ribeirão Preto.

Ouros investimentos
A GCM também recebeu outros investimentos de grande relevância para a melhoria dos serviços prestados à população, como as reformas da Base Canil e da Base Central, aquisição de equipamentos operacionais para a ROMU (antitumulto), além do treinamento constante dos profissionais.