Cursos gratuitos da Funtec mudam realidade de vida da população

Diversos cursos oferecidos pela Fundação oferecem possibilidade de qualificação para o mercado de trabalho

Alexandre de Azevedo/PMRP
1

O trabalho da Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec), instituição ligada à Prefeitura Municipal, é proporcionar capacitação técnica gratuita e de qualidade para a população. São 16 cursos disponíveis gratuitamente os moradores da cidade.

Com professores capacitados, os alunos têm a oportunidade de participar de aulas técnicas e práticas sobre a realidade e inovações de cada profissão, possibilitando maior qualificação para ingresso no mercado de trabalho ou, até mesmo, para abrir seu próprio empreendimento.

Histórias de alunos demonstram a importância da Funtec na vida de quem faz os cursos da fundação, como é o caso de Francisca Rodrigues. Ela concluiu o curso de Portaria e Recepção e, após um ano e meio fora do mercado de trabalho, conseguiu a tão sonhada vaga. “Quero dividir um pouco da minha felicidade, pois comecei a trabalhar em uma pousada. Graças ao curso, pude melhorar meu currículo, além de apreender várias coisas que me ajudaram na entrevista”, explicou.

Priscila Galo, que é estudante de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP), conta que tinha dificuldades com a língua portuguesa. “Comecei a fazer o curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa, pois tinha muitas dificuldades com a escrita e a fala. Hoje, pessoas próximas a mim relatam que tive um grande avanço na língua portuguesa”, relatou.

A costa-riquenha Suzana Queiroz veio morar em Ribeirão Preto para fazer o doutorado em psicologia e hoje está no pós-doutorado. Também ingressou no curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa, mas para melhorar sua segunda língua. “Decidi fazer o curso, pois prestei um concurso e tive problemas com a escrita. Uma amiga me recomendou fazer o curso da Funtec, que está me ajudando a fazer relatórios e apresentações, tudo isso graças aos professores que tornam a aula mais dinâmica, não deixando o curso cansativo”, contou.

Qualificação para vida

Durante os anos de 2017 a 2020, foram capacitadas 7.777 pessoas nas 13 modalidades de cursos oferecidos: Aprimoramento em Língua Portuguesa; Aprimoramento em Matemática; Educação Financeira para Empreendedores; Básico em Informática; Tecnologia da Informação e Comunicação; Básico em Website; Básico em Inglês e Espanhol; Rotinas em Recursos Humanos; Rotinas e Departamento de Pessoal; Básico em Logística; Básico em Cuidador de Idosos, Portaria e Recepção; e Básico em Programação de Jogos-2D.

Em 2017, foram realizadas 1.687 matrículas e formadas 37 turmas presenciais. Em 2018, foram 1.622 matrículas efetuadas e 39 turmas presenciais concluídas. No ano de 2019, 46 turmas presenciais foram formadas e 1.878 matrículas realizadas.

Já em 2020, por conta da pandemia e das medidas de contenção ao novo coronavírus promovidas pela Prefeitura, não foi possível realizar todos os cursos de forma presencial, tendo sido oferecido também o formato on-line, por meio do Google Meet, Whatsapp e Youtube. Foram realizadas 2.590 matrículas e 64 turmas foram formadas até o mês de dezembro de 2020.