Construtora faz ação com grafiteiros em São José do Rio Preto

Espaço, localizado na Vila Sinibaldi, foi tomado pela arte neste final de semana

Construtora faz ação com grafiteiros em SJRP
13

Revitalizar uma conhecida rua do tradicional bairro Vila Sinibaldi, em São José do Rio Preto (SP), através da arte do grafite. Esta foi a proposta que Bild Desenvolvimento Imobiliário, construtora com 14 anos de mercado, encontrou para comemorar o aniversário da cidade, celebrado no próximo dia 19 de março, e também marcar o lançamento do seu segundo empreendimento na cidade. A ideia foi espalhar arte pelos muros do novo projeto, localizado na Rua Antonio Olímpio, 450, e substituir o concreto de um muro pelas cores vivas e alegres dos sprays de tinta, ilustrada por artistas.

Construtora faz ação com grafiteiros em SJRP

O trabalho foi feito por quatro grafiteiros das cidades de São José do Rio Preto, José Bonifácio e São Paulo – todos com renome no cenário do grafite. São eles:  Augusto Bellini, Does, José Rafael Leite Machado (Milk) e Edson Ramos. O grupo abusou da criatividade e das técnicas do grafite que resultou em uma verdadeira galeria urbana interativa a céu aberto, entrelaçada à produção individual de cada artista que definiu seu traço, seu desenho e suas cores.

O grafiteiro Edson Ramos foi um dos artistas participantes da ação e explica que a ideia das artes é que elas possam ser interativas, ou seja, a proposta é que a população visite, aprecie, faça uma foto e se torne parte do cenário. “Reproduzimos obras autorais e interativas”, explica. O trabalho foi grafitado em um muro de mais de 200 metros quadrados, dividido em duas partes – cada artista ficou com cinco metros de muro. “Queremos transmitir alegria. O grafite é um estilo de vida”. Segundo ele, mesmo em pleno século 21, o grafite ainda apresenta uma certa resistência. “Uma empresa apoiar um grafite é muito importante, não só para nós grafiteiros, mas também para as pessoas que consomem a arte. Nossa proposta é levar um pouco de cor para quem passar por ali”, explica o artista.

Construtora faz ação com grafiteiros em SJRP

Para o sócio regional da Bild em São José do Rio Preto, João Paulo Penteado, o objetivo deste trabalho artístico foi oferecer um panorama visual que cause impacto e bem-estar aos moradores e revitalizar o quarteirão através da arte com produções sobre lazer, natureza e vida – principalmente em um período tão difícil que o mundo atravessa de pandemia. “Convidamos artistas famosos do meio da grafitagem para expressar sua arte e levar mais alegria aos moradores desta região”. No espaço será construído um edifício residencial com previsão de obras para 2022. “Certamente com esse lançamento a região será ainda mais valorizada”, explica Penteado.

A construtora anunciou sua inserção no mercado de São José do Rio Preto em 2018. No ano passado lançou seu primeiro empreendimento, Navarro Home, no bairro Nova Redentora, na Rua dos Radialistas Riopretenses, nº 500 (esquina com a rua Jair Martins Mil Homens, entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima e José Munia).

O trabalho dos grafiteiros pode ser conferido na Rua Antonio Olímpio, 450 e está à disposição para a população visitar e registrar. A Bild Desenvolvimento Imobiliário fica em São José do Rio Preto na Rua Jaír Martins Mil Homens, 500 – Vila São José. Telefone: (17) 99661-9889.

Quem são os grafiteiros convidados

José Rafael Leite Machado – Milk

Começou na arte do grafite em 1999 e segue o estilo Letra, umas das vertentes do grafite tradicional. Já participou de diversos eventos, exposições e ações envolvendo o grafite e o Hip-Hop.

Edson Ramos

Natural de São José de Preto, Edson começou com a arte em 2002. Possui pinturas em Nova Iorque, Portugal, Bolívia, Chile, Argentina e Peru e diversas cidades do Brasil.

Leandro Augusto Bellini

Também de São José de Preto, faz grafite há 20 anos e pintou em várias cidades do Brasil como Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outras. Já fez uma exposição de tela na Jeffrey Story, no Leblon, Rio de Janeiro. Já pintou em Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Milão (Itália) e Wiesbaden (Alemanha)

Does

É escritor de grafite e arte-educador em escolas públicas de Diadema (SP), pelo instituto Matéria Rima. Artista autodidata, começou na arte em 1988, utilizando a técnica de stencil-art. Conheceu 21 países onde realizou murais, exposições, workshops, e palestras, entre eles: Dinamarca, Coréia do Sul, Mexico, Emirados Árabes Unidos, Suíça, Croácia, Áustria, França, Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Bélgica, Eslovenia, Bolívia e República Tcheca. Possui trabalho nos acervos das embaixadas brasileiras em Seul e Lima, além de matérias em livros e revistas no exterior. No Brasil esteve em 22 estados, para campanhas publicitárias, exposições, eventos, workshops, murais, oficinas culturais, entre outras atividades.

Construtora faz ação com grafiteiros em SJRP