Ribeirão Preto terá novas restrições para combater a pandemia de Covid -19

Vacinação para os idosos com idade entre 75 e 79 anos estará disponível para agendamento nesta sexta-feira, dia 12 de março, a partir das 8h30

Alexandre de Azevedo/PMRP
16

Em virtude das decisões anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto irá seguir as determinações do Plano São Paulo com o endurecimento das regras em função do agravamento da pandemia da covid-19 na cidade.

As novas regras foram apresentadas pelo prefeito Duarte Nogueira durante coletiva de imprensa na tarde data quinta-feira, dia 11 de março, na sede do Poder Executivo.

“Estamos em pré-colapso do sistema assistencial do Estado, em especial nos leitos de UTI, que decidiu aumentar as restrições as partir desta segunda-feira, dia 15 de março, até o próximo dia 30. O decreto ainda não foi publicado, mas apresentaremos um desenho para os próximos dias”, explicou Duarte Nogueira ao afirmar que, com a vacinação, a situação deve melhorar, mas ainda teremos momentos ruins.

 

 

O Secretário de Governo, Antonio Daas Abboud, explicou que ainda vai esperar o Governo do Estado publicar o Decreto, mas que Ribeirão Preto irá complementar com as medidas locais, editadas até sexta-feira, dia 12 de março.

 

“Já definimos boa parte do que seguiremos a partir da próxima segunda-feira, mas os principais pontos que devem ser observados são as restrições de circulação entre 20h e 5h, com os serviços totalmente proibidos. Não haverá mais entrega de produtos na porta da loja ou restaurantes, a não ser por drive trhu de forma correta, sem descer do carro”, concluiu Antonio Abboud.

 

“Outra determinação é que das 20h do sábado até as 5h de segunda-feira, nos dias 21 e 28 de março, não poderá funcionar nenhuma atividade que não seja emergencial, portanto, supermercados, padarias, lojas de conveniência, devem fechar. Funcionarão somente as emergenciais, como postos de gasolina, atendimento médico e farmácias. Mas iremos detalhar com mais especificidade amanhã para informar toda a população de Ribeirão Preto”, explanou Antonio Abboud.

 

 

Continuidade na vacinação de idosos

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza a partir desta sexta-feira, dia 12 de março, as 8h30, o agendamento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 75 e 76 anos. Para esta faixa etária serão disponibilizadas seis mil vagas.

 

Reabrirá também a partir desta sexta-feira, às 8h30, o agendamento para primeira dose em idosos com idade entre 77 a 79 anos. Para complementação da vacinação desta faixa etária, serão disponibilizadas 540 vagas.

 

As vacinações para ambas as faixas etárias acontecem na segunda, terça, quarta e quinta-feira, dias 15,16,17 e 18 de março respectivamente, em 26 salas de vacina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

 

O agendamento para ambas as campanhas deverá ser feito pelo site da Prefeitura de Ribeirão Preto ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. Com isso, o idoso poderá escolher o dia, o horário e qualquer uma das 26 unidades de saúde onde deseja ser vacinado.

 

No dia e horário agendados para receber a vacina, será preciso ter em mãos um documento oficial com foto do idoso, CPF, comprovante de endereço de Ribeirão Preto atualizado e o número do protocolo do agendamento.

 

 

Idosos acamados

Os idosos acamados, dessa faixa etária, poderão receber a vacina em sua própria casa, por meio do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.