Ribeirão Preto participa da 1ª Assembleia Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas

Na próxima segunda-feira, a cidade participa da eleição e posse da diretoria do Consórcio; vacinação já mostra bons resultados em Ribeirão

2

Na tarde desta segunda-feira, 22, durante a 1ª Assembleia em que foi instituído o Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, o prefeito de Ribeirão Preto e representante da região Sudeste do Brasil, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Duarte Nogueira, pediu orientações para a epidemiologista Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde em 2011.

“Para os 80 milhões de brasileiros que pertencem aos grupos prioritários estarem imunizados, no ritmo das aquisições das vacinas pelo Ministério da Saúde, a estimativa é de que isso ocorra entre julho e agosto. Para antecipar esse calendário, o consórcio deveria adquirir, neste primeiro momento, 20 milhões de doses e assim, antecipar em um mês a imunização deste grupo”, explicou Carla Domingues.

Em Ribeirão Preto, segundo o chefe do Executivo, a vacinação já mostra resultados efetivos. Comparando este ano com o ano passado, a redução dos óbitos por Covid-19 nos grupos já vacinados, podem ser observados. “Os óbitos das pessoas na faixa etária com 90 anos ou mais foi reduzido em 21%. Já os de 80 a 89 anos, uma redução de 11%, 70 a 79 uma redução de 6%. Já a faixa etária entre 60 a 69 anos, que ainda não foi vacinada, a taxa de óbito cresceu em 10% e os de 50 a 59, houve um crescimento de 33%”, informou.

A Organização Mundial da Saúde orienta o mundo todo, quando há uma pandemia planetária, um tripé de ações. Governança coorporativa para orientar todos a uma mesma direção, a instituição de um comitê técnico para apresentar as evidências da ciência para tomadas de decisão e normativas para que todos sigam e isso não aconteceu. A iniciativa das prefeituras é para suprir essas lacunas para a aquisição das vacinas.

“Na próxima segunda-feira, 29 de março, elegeremos e daremos posse ao presidente e à diretoria do Conectar. Ribeirão volta a ocupar lugar de destaque na discussão de pautas de interesse nacional”, informou.

Dos 2.300 municípios que se habilitaram para participar do consórcio, 1.745 conseguiram aprovar as leis junto ao Legislativo Municipal. Ribeirão Preto foi um das primeiras cidades a entregar a documentação necessária, portanto terá direito a voto no dia da eleição.