Ricardo Azevedo participa de novo projeto on-line da Fundação do Livro e Leitura

Atividades on-line que envolvem a obra do autor infantojuvenil, incluem contação de história e palestras ao vivo com ele

Ricardo Azevedo
15

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, por meio do edital Resolução 001/2020, contemplado através da Lei Aldir Blanc e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, promove nos dias 13 e 14 de abril, atividades culturais com o escritor infantojuvenil Ricardo Azevedo. A programação voltada, principalmente, para crianças e jovens em fase de formação escolar, visa a formação e qualificação de novos leitores.

Gracyela Gitirana, atriz

A primeira atividade será no dia 13 de abril, às 16 horas, com a atriz ribeirão-pretana, Gracyela Gitirana, que fará uma contação de história inspirada na obra do autor Ricardo Azedo. A contação, “Cozinhando com Utopim”, um conto do autor, foi gravada no espaço cultural da Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida e será transmitida pelas plataformas digitais da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/), canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao) e Instagram (@fundacaolivrorp). A contação é gratuita e aberta a toda população.

No dia 14 de abril, os estudantes têm um encontro marcado, ao vivo e on-line, com o escritor Ricardo Azevedo, em dois horários: às 11h10 e 11h45. A novidade é que o bate-papo, mediado pela professora Marinez Ricardo, será transmitido também pela TV Câmara e pelos canais da Fundação, o que permite acesso para todos os interessados em ouvir o autor.

Marinez Ricardo, professora que fará a mediação do bate-papo

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a parceria com a TV possibilita o fácil acesso aos estudantes. “O objetivo da Fundação, neste último ano, foi intensificar os projetos on-line da entidade, fortalecendo assim nosso canal com os leitores e com estudantes da Rede Municipal de Ensino, principalmente neste contexto da pandemia, de forma a complementar a formação escolar com atividades de cunho cultural gratuitas”.

Segundo a presidente da entidade, a transmissão deste bate-papo ao vivo com o autor pela TV Câmara visa atrair novos públicos para os canais da instituição. “Contribuir com a formação dos leitores e estudantes é o nosso papel primordial”, destaca. Para quem é fã de Ricardo Azevedo, a obra do escritor está disponível na Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida.

O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Governo Federal, Lei Aldir Blanc e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

O autor infantojuvenil

Ricardo Azevedo é escritor, ilustrador, compositor e pesquisador paulista. Nasceu em 1949, é autor de vários livros para crianças e jovens. Além de palestras, já publicou estudos e artigos a respeito de temas como o discurso popular, literatura e poesia, problemas do uso da literatura na escola, cultura popular, música popular brasileira e questões relativas à ilustração de livros.