Unimed Ribeirão Preto promove mostra fotográfica em homenagem a profissionais da Enfermagem

De 10 a 14 de maio, a Unimed Ribeirão Preto promove a Semana de Enfermagem, em função do Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio e do Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem, no dia 20. A equipe integral da área na cooperativa médica participa de uma ação interativa para comemorar a data. Neste ano, os profissionais são homenageados por meio da mostra criativa de fotografia “Um olhar por trás das máscaras”, montada nas dependências do Hospital da Unimed Ribeirão Preto. A exposição pretende chamar a atenção do público pelo seu formato e proposta: uma lâmpada, símbolo da carreira que representa a iluminação do caminho a ser traçado pelos enfermeiros e técnicos.

Segundo a enfermeira Julia Carvalho Mafra Terra, colaboradora do Serviço de Educação Continuada Corporativa da Unimed e uma das responsáveis pela ação, idealizada em conjunto com o Setor de RH, todos os profissionais foram fotografados usando máscaras. O objetivo é revelar a força do olhar de cada um deles. “Com o uso da máscara não é possível mostrar o sorriso, que é uma das principais formas de manifestação de sentimentos. E, nestes tempos de pandemia, o olhar passou a ser a nossa melhor forma de expressão”, comenta Julia.

A proposta da campanha da Semana de Enfermagem de 2021 é valorizar esses profissionais com a mensagem escolhida. “Queremos traduzir que, pelo olhar, demonstramos nosso afeto, sorriso, preocupação, cuidado e autoestima”, acrescenta a enfermeira, que também tem atuado na linha de frente de combate à Covid-19, por meio de capacitação das equipes assistenciais.

Hoje, a equipe de enfermagem da Unimed Ribeirão Preto é formada por 524 profissionais, sendo 146 enfermeiros, 348 técnicos e 30 auxiliares. Além deste corpo fixo, mais cinco enfermeiros e 22 técnicos são contratados de forma temporária. Todos são homenageados por sua coragem e dedicação às milhares de pessoas infectadas pelo Coronavírus.

Além de terem suas expressões captadas pela fotografia, os profissionais também foram mobilizados para a montagem coletiva do quadro criativo. A criação da lâmpada teve início no dia 5 de maio e será concluída até o próximo dia 27. Também consta na agenda, entre os dias 10 e 14 de maio, a entrega de brindes alusivos à data para toda a equipe.

Ariane Campos Gervazoni, enfermeira da Educação Continuada e uma das organizadoras da comemoração, diz que a ação foi planejada para exaltar toda a equipe. “Os profissionais de Enfermagem tiveram que aprender a conviver com a doença dentro e fora do hospital, ganharam visibilidade e agora estão recebendo o carinho da sociedade”, diz.

Para os organizadores da ação, é necessário que a Enfermagem reconheça seu próprio valor e saiba a importância do seu papel durante a pandemia. “Por isso, criamos mecanismos que os façam acreditar que o trabalho deles tem fundamental valor para a empresa, dando um significado maior para tudo que fazem”, destaca a enfermeira Julia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Bem-vindo(a) ao AgoraOn! Notamos que você possui um ad-blocker ativo. Para ter acesso ao conteúdo completo do site, solicitamos que desabilite seu bloqueador de anúncios.