Certificados são passaportes para a sustentabilidade na construção civil

Tema foi abordado por Rafael Lazzarini, diretor do Centro de Tecnologia de Edificações (CTEA), durante encontro on-line realizado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, na última sexta-feira (11)

Disseminar informações sustentáveis na construção civil para seu público interno e externo é uma das ações que o grupo formado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora vem realizando. Na última sexta-feira (11/6), o grupo realizou em seu canal do YouTube um encontro que discutiu a sustentabilidade na construção civil, com a participação do diretor do Centro de Tecnologia de Edificações (CTEA), Rafael Lazzarini.

“Sustentabilidade, atualmente, não é mais um item de luxo e diferencial nos empreendimentos. Mas, sim, uma necessidade urgente”, alertou o palestrante. Segundo ele, a construção civil é responsável por 30% da emissão de gases do efeito estufa, de 25% a 40% da energia total produzida é destinada às obras, além de ser um dos setores que mais consomem matéria virgem: cerca de 3 milhões de toneladas por ano e 50% do consumo de aço no mesmo intervalo de tempo. “É um setor importante para a economia, mas que traz impactos para o meio ambiente. Por isso, a necessidade de discussões e ações constantes em torno desta temática”.

Rafael Lazzarini mostrou a importância das certificações nos empreendimentos, como o HQE, criado em 1992; o Conselho Americano de Construção Sustentável (USGBC – sigla em inglês), que reuniu líderes de mercado para estabelecer critérios sustentáveis para as edificações, o LEED – um selo de referência técnica criado em 1998 e o mais utilizado até hoje. Selos como o Green Building Council – Brasil, que tem como princípio incentivar o uso das edificações sustentáveis e promover questões voltadas à atuação sustentável na construção civil no Brasil; HQE, WELL, Edge e Fitwel também são importantes níveis de certificação ambiental, colaborando fortemente com o setor. “Existem certificações utilizadas no Brasil, chamadas de multiatributos, que tratam de uma série de questões como a redução do impacto ambiental, eficiência operacional com a economia de recursos, entre outras”, concluiu.

A palestra completa pode ser acessada pelo canal do YouTube no endereço: https://youtu.be/j7eo1t1i6SQ

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Bem-vindo(a) ao AgoraOn! Notamos que você possui um ad-blocker ativo. Para ter acesso ao conteúdo completo do site, solicitamos que desabilite seu bloqueador de anúncios.