40tena Cultural debate a vida e a obra de Cassandra Rios

Semana de atividades ainda conta com atividade do Clube do Livro, no sábado (26/06). Todos os encontros acontecem remotamente nas redes sociais e canal do YouTube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Seguindo a programação em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia as atividades on-line desta semana. Na quinta-feira (24/06), às 20h, acontece o bate-papo “Memórias: Cassandra Rios”, que irá debater sobre a vida e obra da escritora, além de abordar sua relevância na literatura LGBTQIAP+ brasileira. O encontro terá a participação da jornalista e criadora do canal “Vá ler um Livro”, Tatiany Leite, e mediação da professora Flávia Mantovani, com transmissão no Instagram, plataforma digital e canal do YouTube da Fundação.

Tatiany Leite

Cassandra Rios (1932-2002) foi a primeira mulher a alcançar 1 milhão de vendas no Brasil, em 1970, superando autores destacados na época, como Jorge Amado, Clarice Lispector e Érico Veríssimo. Uma escritora lésbica, que abordava abertamente sobre toda a Comunidade LGBTQIAP+. “Às vezes com uma perspectiva complicada. Mas fazia ficção de uma maneira sublime”, lembra Tatiany Leite. Segundo a jornalista, seus livros eram classificados como pornográficos, com cenas abertamente sexuais e vendidos a preço comunitário nas bancas. “Todos achavam que era de uma qualidade inferior por conta disso. Ela foi muito censurada, principalmente por ser na época da Ditadura Militar, e por ser uma mulher lésbica”, comenta.

Devido a essa censura que Cassandra sofreu, poucas pessoas conhecem a sua história, ao contrário de outros escritores, como o próprio Jorge Amado. “Isso é mais um espelho de como nossa sociedade trabalha com pessoas que estão à ‘margem’. Nunca é tarde para relembrar quem foi essa mulher tão importante para a nossa história”, defende Tatiany.

Clube do Livro

Gabriela Pedrão

No sábado (26/06), às 16h, o Clube do Livro toma as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade será conduzida pela bibliotecária Gabriela Pedrão e terá a obra de Elena Ferrante, “A Filha Perdida”, no centro das atenções. O terceiro romance da escritora foi lançado em 2006 e tem o seu estilo inconfundível, partindo de elementos simples para construir uma narrativa intensa sobre maternidade e as consequências que a família pode ter na vida de diferentes gerações de mulheres.

Segundo Gabriela, a escolha do livro foi difícil graças à qualidade das obras da escritora. “Decidimos por ‘A Filha Perdida’ devido às notas que ele tem em aplicativos de literatura e às sugestões de outras pessoas”, explica a bibliotecária. Ela ainda comenta que a autora é famosa por abordar temas introspectivos, histórias de relacionamentos e vivências pessoais em seus personagens, combinando com o momento pandêmico em que vivemos. “Espero, com esse livro, conversar um pouco sobre as questões pessoais dos personagens, como fazemos em todos os nossos encontros”, completa Gabriela.

SERVIÇO

Bate-papo “Memórias: Cassandra Rios”
Com Tatiany Leite, jornalista e criadora do canal “Vá ler um Livro”, e mediação de Flávia Mantovani, professora
Data: 24 de junho, quinta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e YouTube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Clube do Livro, com a obra de Elena Ferrante, “A Filha Perdida”
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária
Data: 26 de junho, sábado
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Plataforma de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/85751995303), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e YouTube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Bem-vindo(a) ao AgoraOn! Notamos que você possui um ad-blocker ativo. Para ter acesso ao conteúdo completo do site, solicitamos que desabilite seu bloqueador de anúncios.