Programação da 40tena Cultural terá debate sobre educação como objeto de transformação

Atividades são transmitidas ao vivo e remotamente nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Neste mês de julho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto irá debater, durante as atividades da 40tena Cultural, o tema Educação para Todos. A programação da semana inclui conversas sobre educação como objeto de transformação (14/7), o quadro fixo ‘Defenda seu Best’ (15/7), com a obra de Byung-Chul “Sociedade do Cansaço”, e contação de histórias no sábado (17/7).

Letícia Caroni

A programação começa nesta quarta-feira (14/7), às 20h, com o bate-papo “Educação como transformação”, com Vinícius Santana, o Vinaum (ou Vinão), que é graduando em Filosofia pela Unicamp, pesquisador a nível de IC em História da Filosofia Antiga Ocidental (Ética a Nicômaco, de Aristóteles) e um dos apresentadores do podcast “Quebrada Cult”. O debate será mediado pela graduada em Letras e professora de Língua Portuguesa, Letícia Caroni.

Defenda Seu Best

Já na quinta-feira (15/7), às 20h, acontece o tradicional quadro fixo “Defenda seu Best”. Para o debate deste mês, a obra escolhida foi “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Para saber o motivo da obra ser tão relevante e aclamada, estarão juntos neste encontro on-line o professor e youtuber, Audino Vilão, que é também estudante de História e amante de Filosofia; e Matheus Arcaro, mestre em Filosofia contemporânea, professor, artista plástico, palestrante e escritor.

Vinícius Santana

Publicado em 2010, o livro do sul-coreano Byung-Chul Han demonstra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX, descrita por Michel Foucault, perdeu espaço para uma nova organização coercitiva: a violência neuronal. Segundo a obra, são as pessoas que se cobram cada vez mais para apresentar resultados, tornando-se mais vigilantes e carrascas das próprias ações. Tudo isso em uma época, segundo o autor da obra, em que seria possível trabalhar menos e ganhar mais. O livro aborda a onda do ‘eu consigo’ e do ‘yes, we can’ que tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e Burnout.

Matheus Arcaro

“Durante a leitura do livro, me senti como em uma consulta no médico, identificando sintomas e refletindo sobre tudo que eu sinto e penso. A exposição das ideias sobre o excesso de positividade é, sem dúvidas, uma teoria que caiu como uma luva dando um tapa na minha cara. Isso, de certo modo, me abriu uma nova visão sobre o mundo que estou vivendo”, destaca Audino Vilão. Para ele, a obra de Byung-Chul Han é uma de suas preferidas por ser atual e recente, publicado em 2010. A análise que o autor faz se torna condizente com o atual momento. “A forma como se faz educação diz muito sobre o momento em que se vive, principalmente ao que se refere a sociedade do cansaço estar presente na forma de se educar. O excesso de cobrança de genialidade por parte dos meios de educação é o primeiro ‘ronco do motor’ que levará ao indivíduo estar exausto de ser positivo”, completa Audino Vilão.

Contação de histórias reagendada

No sábado (17/7), às 16h, acontece a contação de histórias “Da Renovação da Vida”, com Thayame Porto. A atividade foi reagendada devido a problemas técnicos. A história foi inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Combinando palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece em agosto deste ano.

SERVIÇO

Bate-papo “Educação como transformação”
Com Vinícius Santana (Vinaum) e Letícia Caroni
Data: 14 de julho, quarta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Defenda seu Best, com a obra: “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han
Com Audino Vilão e Matheus Arcaro
Data: 15 de julho, quinta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.fundacaodolivroeleiturarp.com e www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Contação de História “Da renovação da vida – Inspirada em Cidinha da Silva”
Com Thayame Porto, contadora de histórias
Data: 17 de julho, sábado
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Bem-vindo(a) ao AgoraOn! Notamos que você possui um ad-blocker ativo. Para ter acesso ao conteúdo completo do site, solicitamos que desabilite seu bloqueador de anúncios.