Websérie “As histórias avoadas da menina passarinho” apresenta terceiro episódio neste sábado (17)

A websérie “As histórias avoadas da menina passarinho” fará o lançamento do seu terceiro episódio no próximo sábado (17/7), a partir das 10h, no canal do YouTube que leva o mesmo nome. Recentemente lançado, o projeto de incentivo à leitura, reúne várias expressões artísticas, desenvolvendo um diálogo entre a literatura, o teatro, a música e o audiovisual, mas a grande protagonista da série é a poesia. Ao todo serão 8 episódios, todos disponibilizados de 3 de julho a 21 de agosto.

Idealizado pela atriz e arte-educadora Gracyela Gitirana, que há mais de 20 anos desenvolve trabalhos para o público infantil, o trabalho conta ainda com artistas e educadores da região de Ribeirão Preto, como os escritores André Luís Oliveira e Arnaldo Jr, o ilustrador Renato Andrade e a flautista Nadine Moraes.

A cada episódio são abordados poemas de pássaros pertencentes à fauna brasileira, interpretados por duas personagens, a caçadora de gaiolas e a menina passarinha – amigas e parceiras de aventura, buscam destruir gaiolas e prisões, sejam elas concretas ou imaginárias. “Juntas descobrem na palavra, na música e nas artes em geral o poder para destruir gaiolas, correntes, cadeados ou qualquer tipo de artefato que impedem nossa mente de se comunicar com o coração”, explica Gracyela. De maneira lúdica e divertida, as personagens constroem imagens poéticas, convidando o espectador ao jogo, a brincadeira e ao sonho.

Realizado com apoio do programa de ação cultural – ProAC, lei estadual de incentivo à cultura, o projeto foi criado e produzido para atender às necessidades de cultura e entretenimento diante da nova rotina de distanciamento social, mas sem perder interatividade com o público. Esse caráter participativo fica por conta de uma proposição ao final de cada episódio, quando um convidado especial lança desafios às crianças: como, por exemplo, fazer uma roda de conversa com a família e contar uma história, desenhar seu melhor amigo ou ainda escrever uma carta para alguém distante.
Para Gracyela Gitirana, atriz que interpreta a caçadora de gaiolas do enredo, este trabalho mostra o quanto a leitura pode ser imbuída de prazer e significado, despertando a imaginação, criando asas às palavras e permitindo que elas levem o público para um voo cheio de conhecimento e aventura.

Livre para todos os públicos, todos os episódios da websérie podem ser acessados pelo YouTube: https://youtube.com/channel/UCLcTsdhRZeWWVujoXcK4wPg. Mais informações sobre o projeto estão nos canais das redes sociais.

Episódio 3: Um Domingo ensolarado!
O episódio começa com a menina passarinho tentando acordar a caçadora de gaiolas que gosta de acordar tarde no domingo. Enfim, a caçadora se levanta e as duas decidem o que fazer em um domingo ensolarado. Neste VT, são trabalhados os poemas Pica-Pau, Galinha D´Angola, Melro e o Pelicano. O trabalho tem como trilha sonora as músicas de abertura e final: “Avoadas” e “Passarinheiras” e a música do Melro e o pelicano: “Um melro engano”.

SERVIÇO:
O que: Websérie “As histórias avoadas da menina passarinho” Próxima apresentação: Terceiro episódio, no próximo sábado (17/7), às 10h
Plataforma de exibição: Canal do YouTube: https://youtube.com/channel/UCLcTsdhRZeWWVujoXcK4wPg

Agenda (próximos episódios):

24 de julho – Episódio 4: A mata X O quintal – Onde é a minha casa?
31 de julho – Episódio 5: Cartas surpresas trazem boas lembranças
7 de agosto – Episódio 6: Brincado de fazer teatro poético ou seria poesia teatral?
14 de agosto – Episódio 7: Festa da poesia!
21 de agosto – Episódio 8: Quando um livro termina, não é o fim… é um recomeço!
Obs. Exibição, sempre aos sábados, a partir das 10h.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Bem-vindo(a) ao AgoraOn! Notamos que você possui um ad-blocker ativo. Para ter acesso ao conteúdo completo do site, solicitamos que desabilite seu bloqueador de anúncios.