Rio de JaneiroSaúde

Fila para Transplantes de Córnea no Brasil Triplica em Dez Anos

Nos últimos dez anos, o número de pacientes aguardando por um transplante de córnea no Brasil quase triplicou, passando de 10.734 em 2014 para 28.937 em junho de 2024. Este aumento significativo é atribuído a diversos fatores, incluindo a interrupção de cirurgias eletivas durante a pandemia de Covid-19 e a insuficiência de doadores para atender à demanda crescente.

A média nacional de espera para um transplante de córnea é de 194 dias, o que equivale a pouco mais de seis meses. No entanto, em alguns estados, como Maranhão e Pará, o tempo de espera pode chegar a 595 dias, ou aproximadamente 19 meses. Em contraste, estados como Ceará e Paraná apresentam tempos de espera significativamente menores, de 63 e 119 dias, respectivamente.

A presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Wilma Lelis, destacou a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura dos bancos de olhos no país e aumentar a conscientização sobre a doação de córneas. Segundo ela, para zerar a fila de espera, seria necessário praticamente dobrar a capacidade anual de transplantes realizado.

Entre 2014 e junho de 2024, um total de 146.534 transplantes de córnea foram realizados no Brasil. No entanto, a demanda continua a superar a oferta, com mais de 28 mil pessoas ainda aguardando pelo procedimento. A maior concentração de pacientes em lista de espera está na Região Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking.

A situação é crítica e exige ações coordenadas entre governo, profissionais de saúde e a sociedade para aumentar o número de doadores e melhorar a gestão dos transplantes. A conscientização sobre a importância da doação de córneas pode ser um passo crucial para reduzir a fila de espera e devolver a visão a milhares de brasileiros que aguardam por essa chance.

Posts relacionados

Inmet Emite Alerta Laranja de Baixa Umidade para 16 Estados

Fabio Benedicto

Estudo Revela Ineficiências no Tratamento Tradicional contra Drogas

Fabio Benedicto

Anvisa ordena apreensão de lotes falsificados de Mounjaro e Opdivo

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies